"Estas botas pertencem a ele."

Tradução:Ces bottes lui appartiennent.

August 13, 2015

15 Comentários


MacedoJoaoLearn

Olá!

Fiquei com a dúvida do porque que "Cette" não foi aceito e aí pesquisando encontrei a explicação, que é bem simples na verdade.

Espero que ajude aos que, assim como eu, ficaram confusos:

  • "Cette" est un adjectif démonstratif qui détermine un nom féminin.
  • "Ces" est un adjectif démonstratif qui détermine un nom au pluriel (Masculin et Féminin)

Ainda temos o "Ce" e "Cet"

  • "Ce" est un adjectif démonstratif qui détermine un nom masculin
  • "Cet" est un adjectif démonstratif qui détermine un nom masculin dans un mot commençant par une voyelle ou "h"

Exemples:

  • Ce jardin - (Masculin singulier)
  • Cette rose - (Féminin singulier)
  • Ces jardins / Ces roses - (Masculin ou Féminin au Pluriel)
  • Cet arbre - (Masculin - mot commençant par une voyelle)
  • Cet homme - (Masculin - mot commençant par un "h")

Merci et bonne chance!

July 6, 2018

douglaslasmar

Nao poderia ser: "Ces bottes appartiennent à lui"????

March 6, 2016

choracavaco

Não, esta construção não é usual em francês.

April 22, 2018

mario.darcie

Não entendi a diferença entre o "le" e o "lui". Será que alguém pode me esclarecer.

August 13, 2015

wesleymrqs

Acredito que o "lui" é o pronome equivalente ao "lhe", ou seja, substitui objeto indireto, enquanto o "le" é equivalente a "o", ou seja, substitui objeto direto. Assim, "pertencer" sendo TI – algo pertence a alguem: Estas botas pertencem-lhe (a ele).

September 27, 2015

choracavaco

Complementando, "lui", como objeto indireto, se refere tanto a 'ele' quanto a 'ela'. 'Estas botas pertencem a ela' tem a mesma tradução.

April 22, 2018

BAwful

boa tarde. Existe a construção Ces-ci para diferenciar de Ces [estas] para [essas]? Obrigado

February 6, 2018

ruama_semtempo

Sim, poderia ser "Ces bottes-ci" para traduzir "Estas botas".

February 6, 2018

lemoselioliveira

Por que é usado "appartiennent" ao invés de "appartient"?

June 13, 2019

chmod666

Conjugação:

j'appartiens tu appartiens il appartient nous appartenons vous appartenez ils appartiennent

July 20, 2019

SaleteGiacomini

para nós brasileiros, a ordem dos fatores não altera o produto, porque não posso dizer: "ces bottes appartiennent lui?" Explique-me, por favor!

April 2, 2019

Dezo_

A ordem pode não importar no Brasil, mas importa no francês. Os pronomes objeto nesse caso são posicionados antes do verbo em francês, não após. A única exceção são os verbos no modo imperativo afirmativo, em que o pronome vem após o verbo:

  • Donne-moi ! (Dê-me)
  • Fais-le ! (Faça-o)
  • Aidez-nous ! (Ajudem-nos)

Nos outros casos, o pronome vem antes mesmo, então o correto é "lui appartiennent".

April 2, 2019

SaleteGiacomini

Obrigada!

April 2, 2019

aldhara2

O pronome sempre vem antes do verbo?

June 23, 2019

WendelBarata

Lui = lhe, por isso vem antes? ficando "Ces bottes lui appartiennent", estas botas LHE pertencem.

August 14, 2019
Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.