"Eu não tenho os chapéus. Eu os devolvi para você."

Tradução:Je n'ai pas les chapeaux. Je vous les ai rendus.

August 14, 2015

26 Comentários


RaulRos2

Je vous les ai rendus está certo. Por que ele sinaliza como errado?

September 26, 2017

cacaujr

Alguma possibilidade de "Je n'ai pas les chapeaux. Je les ai rendu à toi" estar correto?

August 14, 2015

PetitRenar

"Je n'ai pas les chapeaux. Je te les ai rendus" é correto :)

April 16, 2017

annakelmer

no fim, não entendi se "Je n'ai pas les chapeaux. Je les ai rendu à toi" estaria certo. Alguém saberia dizer?

July 7, 2016

PetitRenar

Não, deveria ser: "Je n'ai pas les chapeaux. Je TE les ai rendus"

August 23, 2017

HugoMatos5

Qual a regra para a ordem dos pronomes nos casos semelhantes à segunda oração?

February 5, 2018

ruama_semtempo

Os pronomes com função de objeto se dividem em cinco grupos.

1) Pronomes que podem ser diretos ou indiretos: me, te, se, nous, vous.
2) Pronomes exclusivamente diretos: la, le, les.
3) Pronomes exclusivamente indiretos: lui, leur (usado somente com pessoas).
4) Pronome adverbial: y (usado com coisas).
5) Pronome adverbial: en (usado com coisas).

Se tiver que usar dois pronomes ao mesmo tempo, os pronomes do grupo 1 vêm antes do grupo 2, que vem antes do grupo 3 e assim por diante. Por isso, no presente exemplo, vous vem antes de les.

Não é possível usar dois pronomes que pertençam ao mesmo grupo (ex: me e vous) nem combinar o grupo 1 com o grupo 3 (ex: te e leur). Nesses casos, o pronome indireto deve ser trocado por um pronome tônico (moi, toi, lui, elle, nous, vous, eux, elles). Por exemplo:

  • Ele me apresentou a vocês.
  • Il me vous a présentée. (errado)
  • Il vous m’a présentée. (errado)
  • Il m’a présentée à vous. (correto)

Outro exemplo:

  • Você me recomendou a eles.
  • Tu me leur as recommandée. (errado)
  • Tu m’as recommandée à eux. (correto)
April 22, 2018

FerreiraSouz

Ouah! Si je peux décorer correctement et utiliser ces règles que vous avez données, J'améliorerai radicalement mon pauvre français. Merci!

May 29, 2018

r.parra

Décorer? Non. Savoir par coeur!

May 30, 2018

ruama_semtempo

Ou mémoriser.

Para quem não sabe o porquê desses comentários, é que décorer é decorar com o sentido de fazer uma decoração, enfeitar, ornar. ;)

June 1, 2018

M3S5J7

M3S5J7- Entre as palavras apresentadas para se formar a frase , não tem a palavra "vous" e sim a palavra "te" .

May 21, 2018

ruama_semtempo

E você tentou a forma "Je te les ai rendus" e ela foi recusada?

May 21, 2018

antlane

você para o duolingo é o pronome de respeito, tu é o informal; daí que ele só traduz você come vous

May 21, 2018

ruama_semtempo

Na verdade, o curso considera você informal, que pode ser traduzido com tu e te, e formal, que pode ser traduzido com vous.

May 21, 2018

Estudando_12

Nesta frase, poderia ser usado o pronome "en" na segunda oração para retomar o substantivo "chapeaux"?

Se não, por quê?

Se sim, como ficaria a frase?

January 30, 2019

antlane

Você usa o pronome en quando se refere a uma quantia indeterminada:

je veux du pain = j'en veux ( eu quero (um pouco) de pão.)

No caso dessa frase o pronome usadado é les porque se refere a algo definido, os chapéus. Se, por exemplo, a devolução fosse de uma parte deles, poderia dizer:

  • je vous en rendu trois,

  • je vous en rendu beaucoup.

( eu lhe devolvi três deles, eu lhe devolvi uma porção deles.

January 30, 2019

r.parra

Poderia ser utilizado o "en" na segunda frase? Je n'ai pas les chapeaux. Je vous en ai rendu. ?

May 6, 2018

marlenepoggiesse

não existe o "vous" para completar

October 3, 2018

Australis

Essa frase também pode ser construída com o pronome "te": "je n'ai pas les chapeaux. Je te les ai rendus".

October 4, 2018

marlenepoggiesse

NÃO EXISTE O VOUS NESTA FRASE. COMO FAZER?

November 7, 2018

Australis

Essa frase também pode ser construída com o pronome "te": "je n'ai pas les chapeaux. Je te les ai rendus".

November 7, 2018

Agondim

Je n'ai pas les chapeaux. Je les ai rendu à vous. Não poderia ser essa uma resposta possível?

March 20, 2019

r.parra

Como o objeto direto é plural (les) e está antes do verbo (ai rendu) , o particípio vai para o plural: Je les ai renduS.
O uso do pronome tônico está explicado pela Ruama, no primeiro comentário.

March 20, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.