"Salut, Julia."
Tradução:Olá, Julia.
24 ComentáriosEsta conversa está trancada.
1826
Essa pausa entre "olá" e "Julia" que as vozes masculina e feminina fazem não existe.
E, infelizmente, toda vez que ocorre uma vírgula, em todas as atividades de articulação de voz, o dispositivo de locução forja um hiato no pronunciamento.
A tia do prezinho ensinou que a vírgula serve para que possamos respirar. Isto pode até ser válido — didaticamente — para ensinar uma criança, mas um adulto deve saber que vírgula não é uma pausa e não serve para respirarmos.
Quando lemos um texto — seja em voz alta ou silenciosamente —, a gente absorve e expele o ar de nossos pulmões a todo instante, sem a necessidade de aguardar a vírgula. Em algumas vírgulas, há pausa e em outras, não.
Existem regras para a vírgula. Algumas são facultativas e outras, obrigatórias. A vírgula da frase desta atividade, por exemplo, existe por causa do vocativo. Porém, ninguém fala "olá" (pausa) "nome da pessoa". Dizemos apenas "olá + o nome da pessoa" num bloco único, sem intervalo.
Portanto, se, um dia, os senhores lerem algum parágrafo grande no qual não há incidência de vírgulas, podem ficar tranquilos que não haverá óbito por apneia.
460
Respondi: Oi, Júlia. O duo considerou quase certo, porque coloquei acento na palavra Júlia, que é uma paroxítona terminada em ditongo.