"Lagrand-mèreaunpetit-fils."

Tradução:A avó tem um neto.

3 anos atrás

18 Comentários


jm2m83
jm2m83

Porque não pode ser netinho?

2 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

porque petit-fils significa "neto" e não "netinho". A própria palavra já inclui o Petit (pequeno), mesmo que traduza à letra (que não deve fazer), seria "pequeno-filho" e não "netinho", em Português é que temos muita mania de utilizar diminutivos (saquinho, netinho, cachorrinho, gatinho...).

2 anos atrás

jm2m83
jm2m83

Mercí :)

2 anos atrás

LeniAvalon

A vó tem um neto.

Também estaria correto, não?

3 anos atrás

LucioHell

Deve ser porque você escreveu "vó". A grafia correta seria "avó". É como numa redação, se você escreve errado está incorreto.

2 anos atrás

ELIBETHINHA4850
ELIBETHINHA4850

LeniAvalon, faz dez meses que você postou seu comentário, mas, creio que ao revisar as lições você, provavelmente, irá se deter, novamente, nos comentários. Então é oportuno afirmar que hoje, 25/07/2016, ao também revisar minhas lições, pois já terminei a árvore, e ler novos comentários, a sua resposta foi aceita, que também usei hoje: "A VÓ tem um neto." Bons estudos.

2 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

acho que deve ser erro do DUOLINGO. "petit-fills" - neto "Petit-Fille" - Neta. Contudo, pode ser uma palavra que tem excepção e se use para ambos os sexos (neto e neta), não sei.

2 anos atrás

choracavaco

Não, são duas palavras distintas e bem lógicas: "petit-fils" = neto; "petite-fille" = neta.

1 ano atrás

lugdonati
lugdonati

Não entendi a pronúncia do "petit-fils". Por que o som do s não é omitido?

2 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

O Som do "S" não é omitido porque é mesmo pronunciado, em francês nem todos os "finais de palavras" se omitem, tem que fazer a diferença entre "fille", "fil" e "fils". "fils" se pronuncia [fiss'], já "fille" soa parecido com [fie; fiâ]; e "Fil" [fill']. Neste caso a pronuncia será [pâti-fiss']. Bons estudos!

2 anos atrás

lugdonati
lugdonati

Merci beaucoup!

2 anos atrás

PhilipeB
PhilipeB

t'en prie :)

2 anos atrás

Fabriciopsi08

A vovó tem um neto está errado ???

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

É uma forma mais carinhosa e infantil de falar. Isso seria mamie e vovô, papi.

2 anos atrás

HRazif
HRazif

O certo não seria "grande-mère", ao invés de "grand-mère"? "Grand(e)" não deveria concordar em gênero com "mére"?

2 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Nesse caso não, grand não varia com gênero. Entretanto, se diz petite-fille (neta).

http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/grand-m%C3%A8re/37854?q=grand-m%C3%A8re#37797

2 anos atrás

HRazif
HRazif

La nouvelle orthographe en pratique. - Les mots composé avec grand (http://goo.gl/9q18WL).

[...]

Dans certains mots composés avec un trait d'union, "grand" s'écrit sans "e" devant un nom féminin: Une grand-mère.

2 anos atrás

HRazif
HRazif

Obrigado. Isso ajuda a esclarecer essa e outras dúvidas no duolingo.

2 anos atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.