"C'est leur enfant."

Tradução:É o filho deles.

August 22, 2015

16 Comentários


AnaPaulaSa532415

Acho que leur enfant não define que é uma filha, pode ser um filho, que seria mais aceitável ou criança mesmo

August 22, 2015

RobertadeA13

Eu coloquei "É sua criança", está correto?

October 11, 2018

ruama_semtempo

É correto como tradução de "C'est leur enfant", já que "sua" também mostra aquilo que pertence a eles/elas.

October 12, 2018

Leonardo461198

"Este é o filho dele". Vou reportar, pois "leur" não é usado exclusivamente para o plural.

February 24, 2017

ruama_semtempo

Leur indica que algo singular (nesse caso, "o filho", "a criança") pertence a mais de uma pessoa. Por isso isso "leur enfant" é "o filho deleS/delaS". "O filho dele/dela" seria "Son enfant".

February 24, 2017

Leonardo461198

Entendi o que você disse, mas apenas para esclarecer, o Leur nesse tipo de caso sempre funciona como algo singular vinculado a algo no plural, certo? Ele não serviria para indicar algo singular vinculado a algo no singular...

Muito obrigado. Acho que você é uma das pessoas que mais ajudou na minha caminha de curso aqui.. O Australis tbm.. Vcs sempre colocam posts que ajudam bastante!!!

February 25, 2017

ruama_semtempo

Por nada! Australis também me ajuda bastante. Fico feliz que eu também consiga ajudar os outros.

Isso mesmo! Leur indica possuidor plural (eles/elas), coisa possuída singular: "Leur maison" = "A casa deles/delas".

Leurs para possuidor plural e coisa possuída plural: "Leurs voitures" = "Os carros deles/delas".

Sa/son indica possuidor singular (ele/ela), coisa possuída singular: "Sa pomme" = "A maçã dele/dela"; "Son ordinateur" = "O computador dele/dela".

Ses indica possuidor singular (ele/ela), coisa possuída plural: "Ses pommes" = "As maçãs dele/dela"; "Ses ordinateurs" = "Os computadores dele/dela".

Sa se usa com substantivos femininos singulares que se inician com consoante. "Son" é para todos os substantivos masculinos singulares e para substantivos femininos singulares que iniciam com vogal ou -h mudo (son chapeau, son orange = seu chapéu, sua laranja). "Ses" é para substantivos plurais, tanto femininos como masculinos, com qualquer inicial (ses chapeux, ses oranges = seus chapéus, suas laranjas).

March 2, 2017

Leonardo461198

Muito obrigado. A explicação foi simplesmente esclarecedora (incluindo o bônus: "Sa/Son/Ses", que eu também tinha dificuldade). Dúvidas "0" sobre esses assuntos agora. =)

Didática excepcional! Parabéns, Ruama!!

Certeza de que muita gente também se beneficiará com essas explicações!!

Valeu!!!!!!!!

March 5, 2017

IsabelleSi187574

Ótima explicação. Obrigada

April 25, 2019, 3:02 PM

LeilaAlmei382772

leur está no singular, portanto seria correto: É o filho dele.

November 18, 2018

Dezo_

Leur é um possessivo da 3ª pessoa do PLURAL (ils/elles), ou seja, há DOIS OU MAIS possuidores e UM item possuído, portanto, "Leur enfant" é "O filho deles". Caso fosse mais de um filho, seria "Leurs enfants", que seria traduzido por "Os filhos deles".

A sua sugestão seria traduzida como "Son enfant", pois "son/sa" são possessivos singulares da 3ª pessoa do SINGULAR (il/elle). Assim, "Son enfant" é "O filho dele", e "Ses enfants" é "Os filhos dele".

  • Son/sa: 1 possuidor, 1 possuído
  • Ses: 1 possuidor, 2 ou mais possuídos
  • Leur: 2 ou mais possuidores, 1 possuído
  • Leurs: 2 ou mais possuidores, 2 ou mais possuídos
November 18, 2018

Dehp23

Dezo, amo suas explicações, da Ruama, do Australis e do Choracavaco! Vocês ajudam demais a tirar as dúvidas frequentes. Inclusive eu printo a tela com as explicações para ler novamente depois e esclarecer qualquer dúvida. Muito obrigada por essa ajuda!

December 11, 2018

Dezo_

Je vous en prie !

December 12, 2018

RobertadeA13

Me tire uma dúvida Dezo em questão a pronúncia. Nesse caso "Leur enfant" o "r" de Leur e o "e" de enfant se ligam?

November 20, 2018

Dezo_

O "r" final de "leur" é sempre pronunciado, então tecnicamente não há liaison, que ocorre quando a consoante final não pronunciada, passa a ser pronunciada quando a palavra seguinte se inicia por vogal ou "h" mudo.

O que ocorre é o que chamamos de enchaînement (concatenação), que é o fenômeno pelo qual em francês nós pronunciamos todas as palavras emendadas umas nas outras, então, sim, você ligaria "leur" a "enfant", mas não por liaison, já que esse "r" sempre será pronunciado, e sim porque foneticamente nós unimos as palavras em francês.

A liaison real ocorre com o plural "leurs", essa sim que tem um "s" final mudo que passa a ser pronunciado como um "z". Assim, em "leurs enfants" temos liaison:

  • leur enfant: léu-rrã-fã
  • leurs enfants: léurr-zã-fã

OBS: a pronúncia acima é aproximada.

November 20, 2018

RobertadeA13

Muitíssimo obrigada!

November 22, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.