"Les livres et les pommes sont rouges."

Tradução:Os livros e as maçãs são vermelhas.

3 anos atrás

12 Comentários


franciscomuniz

No português sómente é correto este plural no masculino.Não sei qual é a regra, mas se falasse VERMELHAS estaria incorreto. Quando há masculino e feminino, o plural é sempre no masculino.Portanto, a outra opção citada "Vermelhas", estaria, no meu entender, errada.

3 anos atrás

Dezo_
Dezo_

Há duas coisas que devemos nos atentar, e o Duolingo realmente está errado, mas dá para entender o porquê do erro.

Pelas regras de concordância nominal, quando o adjetivo refere-se a mais de um substantivo ao mesmo tempo, ele concorda com ambos ou o mais próximo. Ex.:

  • Um menino e uma menina bonitos;
  • Um menino e uma menina bonita;
  • Uma menina e um menino bonitos;
  • Uma menina e um menino bonito.

Todas as formas acima são corretas, e provavelmente por esta regra o Duolingo entendeu correto que "vermelhas" poderia concordar com "maçãs", que é o substantivo mais próximo.

Entretanto, no caso desse exercício, o adjetivo age como predicativo do sujeito, sendo introduzido por um verbo de ligação (ser). Quando isso ocorre, o adjetivo concorda com o núcleo do sujeito e, se este for composto, deverá ir para o plural e para o masculino se houver substantivos de gêneros diferentes.

Logo, no caso desse exercício, de fato, "vermelhas" está incorreto, pois o adjetivo deve concordar com o núcleo do sujeito (Sujeito: os livros e as maçãs). Pelo sujeito possuir substantivos de gêneros diferentes, somente aceita o adjetivo no masculino plural ("vermelhos").

6 meses atrás

TonyDeGoes

Parabéns! Explicação perfeita. Aprendi aqui algumas regras do português que nem me lembrava de ter estudado!

2 meses atrás

delci5
delci5

O Duolingo cometeu um ERRO GRAMATICAL GRAVÍSSIMO. Francisco, você está CERTO. Na frase que contempla o masculino e femenino, o plural será SEMPRE no MASCULINO. há REPORTEI, faça o mesmo. Quem sabe se mais e mais pessoas reportarem, a CORREÇÃO será rápida.

2 anos atrás

RicardoGui770269

Vcs conseguem diferenciar a pronuncia no plural e no singular, como "le" de "les" ?

2 meses atrás

TonyDeGoes

Boa pergunta.. eu tenho dificuldades. Me parece que o som do e no plural é mais aberto, mas não em todos os casos. Por exemplo, não noto diferença entre pomme e pommes.

2 meses atrás

GabrielAzeredo

Se eu ouvir só um áudio, de que maneira irei identificar se é plural ou não?

Desde já, obrigado!

3 anos atrás

franciscomuniz

Nesta frase em francês,o sujeito é composto (a - les livres b- les pommes) e o verbo está na 3ª pessoa do plural. Logo, a frase está no plural. É isto? Ou não entendí? abs.

3 anos atrás

vrr93

Sont = ser/estar e são deu errado.

3 anos atrás

RLarissaManoela

Oi tenho um clube o código é xrradj

3 meses atrás

Edilson.Costa

O correto em português é: O livro e as maçãs são vermelhos.

2 meses atrás

WellingtonHMC
WellingtonHMC

Francês é ph*da, a única diferença aí (na fala) é o verbo. Pq não dá pra perceber o plural

1 mês atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.