1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: English
  4. >
  5. "Tomorrow morning she will be…

"Tomorrow morning she will be speaking with her father."

Tradução:Amanhã de manhã ela estará falando com seu pai.

January 2, 2013

19 Comentários


GeorgeRicardo

Qual a diferença entre: "estará falando com"; "vai falar com..." ; "irá falar com..."??? No meu caso "irá falar com..." foi considerado errado.


GeorgeRicardo

Qual a diferença entre: "estará falando com"; "vai falar com..." ; "irá falar com..."??? No meu caso "irá falar com..." foi considerado errado.


antlane

pense nisso, George: vai falar é a forma composta que substitui a forma simples do futuro falará; por que pôr no futuro o verbo auxiliar vai (= irá) em vez de colocar o verbo principal direto no futuro?


lirio_lili

Achei interessante este assunto e fui consultar a Nova Gramática do Português Contemporâneo de Celso Cunha. Na página 471 diz: o gerúndio (e todas as formas nominais) caracteriza-se por não poderem exprimir o tempo e o modo, estando sempre dependente do contexto em que aparecem. O gerúndio apresenta o processo verbal em curso e desempenha funções exercidas pelo advérbio e adjetivo. Possui, ao lado da forma simples, uma forma composta que exprime ação concluída; apresentam internamente uma oposição de aspecto: Aspecto não concluído: "lendo"; Aspecto concluído: "tendo lido". O gerúndio é invariável. A forma simples expressa uma ação em curso que pode ser imediatamente anterior ou posterior ao verbo da oração principal, ou contemporânea dela. ANTES: (da oração principal) Exemplo: "Proferindo estas palavras, o gardingo atravessou rapidamente a caverna e desapareceu nas trevas anteriores." neste caso, o gerúndio exprime uma ação realizada imediatamente antes da indicada na oração principal.(há outros casos) AO LADO:(da oração principal) neste caso o gerúndio expressa de regra uma ação simultânea, correspondente a um adjunto adverbial de modo. ex: Maciel ouvia sorrindo. DEPOIS: (da oração principal) o gerúndio indica uma ação posterior e equivalente, na maioria das vezes, a uma oração coordenada iniciada pela conjunção e. Ex: No quintal as folhas fugiam com o vento, dançando no ar em reviravoltas de brinquedo. CONSTRUÇÕES AFETIVAS: o aspecto inacabado do gerúndio permite exprimir a ideia progressão indefinida, mais acentuada se a forma vier repetida como no exemplo: "viajando, viajando, esquecia-se o mal e o bem." GERUNDIO NA LOCUÇÃO VERBAL: 1ESTAR, 2ANDAR, 3IR, 4VIR. nestes casos o gerúndio combina com os auxiliares para marcar diferentes aspectos da execução do processo verbal: 1ESTAR - seguido de gerúndio indica uma ação durativa num momento rigoroso. Ex: "Estavam todos dormindo." "Estas delongas estão afligindo a curiosidade de quem me ler."(Camilo Castelo Branco) Obs: li até a página 482 e não encontrei nenhuma referência sobre o futuro com o gerúndio. Bons Estudos!


luiz.calheiros

Valeu Lirio_lili, foi muito instrutivo. Pode não ter dito nada quanto ao futuro, mas já nos deu uma aula sobre o tema. Bons estudos para você também.


analuciapor

"estará falando com" está gramaticamente errado


antlane

por que, ana?


analuciapor

De acordo com a gramática o gerúndio pode ser usado para indicar continuidade, mas só no passado ou no presente se pode usar o conjunto "estar + gerúndio": "de manhã, ela estava/esteve falando com o seu pai" ou "ela está falando com o seu pai agora". Como no futuro, a situação não aconteceu ainda, você só pode usar "ela vai falar com"


antlane

Obrigado, analucia, este é um bom ensinamento para todos aqueles que gostam de usar e abusar do gerúndio numa situação de futuro. Eu apenas acrescentaria uma situação em que ele pode ser usado. Pense num contexto assim: Eu quero me encontrar com Maria amanhã às sete horas, mas não vai ser possível porque nessa hora ela estará viajando. Observe que ela já saiu e ainda não chegou a seu destino.


luiz.calheiros

Ana, amei sua explicação, mas... busquei ler sobre e vi que esta frase está correta. Orações que seguem "partícula temporal + verbo futuro + gerúndio" podem ocorrer. Quem diz isso é Vânia Maria do Nascimento Duarte, ela escreve para o R7. Segue o link: http://www.portugues.com.br/gramatica/gerundio-gerundismo--uma-analise-linguistica.html

Espero que ajude. Bons estudos


alvaro1944

26.02.2014-ao luiz calheiros: o gerúndio em si é atemporal, referindo-se a uma ação continuada e que portanto não pode ser instantânea ou de curta duração. Em relação ao tempo em que decorre a ação , este será dado pelo verbo auxiliar (estar, ficar, etc). Assim raciocinando, concluímos ser factível a existência de uma ação continuada no futuro. Por exemplo, quando um pai diz a seu filho: "amanhã, quando estiveres no colégio, estarei viajando para São Paulo", sabemos que a viagem do pai é uma ação continuada e esta sintaxe é a mais adequada para que a mensagem fique clara.Espero ter ajudado. Saudações.


luiz.calheiros

Obrigado Alvaro, ficou claro, ajudou muitíssimo. Agora compreendi o que a nossa cara Verônica disse.


felipegome845282

Talvez em inglês seja permitido o uso do gerúndio no futuro.


Zelouco

Em português é muito mais comum falarmos "Amanhã cedo". Considerar erro esta tradução é brincadeira.


alvaro1944

27.02.2014- ao Zelouco: a expressão inglesa "tomorrow morning" não indica se a ação ocorrerá no início da manhã (e portanto "cedo") ou se no final da manhã (e portanto "mais tarde"). Se a ação fosse ocorrer no início da manhã, o duolingo usaria a expressão "early in the morning". Espero ter ajudado. Saudações.


marcosschlogl

COM O PAI DELA E NAO COM SEU PAI


_Alex_Valle_

"irá falar" está errado? o correto só pode ser "vai falar"?

Aprenda inglês em apenas 5 minutos por dia. De graça.
Comece agora