"Eu a ouvi."

Tradução:Je l'ai entendue.

August 29, 2015

9 Comentários


GuilhermeL372350

Por que "...entendue" e não ".entendu"??????

August 29, 2015

ruama_semtempo

O particípio dos tempos compostos formados por avoir deve concordar em gênero e número com o pronome que funciona como objeto direto. Nesse caso, la (que aparece como l' devido à elisão) é feminino singular, por isso se usa entendue. Se fosse le, aí sim você usaria entendu. Ver item b: http://tinyurl.com/5dw7nt.

É preciso saber quando um verbo é transitivo indireto (exige preposição entre verbo e objeto) em francês, pois isso faz com que o pronome objeto também seja indireto. Nesse caso, não é necessário fazer a concordância.

Também há regras especiais que envolvem verbos de percepção, como entendre, seguidos de infinitivos, como explicam aqui: http://tinyurl.com/ofyzrry.

August 29, 2015

lombardi.leo

Mas como sabes que a elisão é de la e nao de le?

December 23, 2017

ruama_semtempo

Porque o particípio é entendue. Se a elisão fosse de le, o particípio seria entendu.

January 15, 2018

gustavodealmeida

Tambem tenho essa dúvida

January 16, 2018

gustavodealmeida

Como saber qual o genero da elisão?

January 16, 2018

lombardi.leo

Ah, por que em português o artigo esta no feminino, "a" invés de "o"

December 23, 2017

rafasleite

O verbo "écouter" não é sinônimo de "entendre"?

January 15, 2018

Dezo_

Não, em francês há uma distinção entre écouter e entendre:

  • Entendre: é o ato de captar o som com os ouvidos, é uma ação PASSIVA, que independe da vontade do agente. A pessoa simplesmente recebe um som, não há uma ação de prestar atenção ao som e tentar interpretá-lo. Ex.: J'étais dans ma chambre et j'ai entendu un bruit à l'extérieur (Eu estava em meu quarto e ouvi um barulho do lado de fora);

  • Écouter: é o ato de tentar perceber um som, é uma ação ATIVA, que depende da vontade do agente. A pessoa coloca esforço para tentar captar e compreender o som. Ex.: Écoutez ce que je vous dis ! (Escute o que eu lhe digo!).

April 15, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.