"O menu é novo."

Tradução:Le menu est nouveau.

September 6, 2015

7 Comentários


shirleymilitao

porque minha resposta esta erada ´[le menu est nouvelle pode me ajudar

September 6, 2015

Australis

Porque "menu" é um substantivo masculino, ele deve ser caracterizado por um adjetivo também masculino (nesse caso "nouveau"). "Nouvelle" é um adjetivo feminino.

September 6, 2015

Cristian.Santos

Quando usar "es" e "est"?

September 9, 2015

Australis

"Es" com a segunda pessoa do singular ("tu es") e "est" com a terceira pessoa do singular ("il/elle/on est").

September 10, 2015

MichelO.B.

Diferença entre "est" e "c'est"?

July 27, 2018

Carlos-M.-Lino

Apareceu: "Le menu est neuf". "Neuf" seria o adjetivo na sua forma base?

March 20, 2019

Dezo_

Não, é que em francês existe diferença entre neuf/neuve e nouveau/nouvel/nouvelle, todos normalmente traduzidos como novo/nova em português. Como tradução, ambos são válidos nesse exercício, mas o sentido em francês é diferente:

  • Neuf/neuve: são novos no sentido de recém-fabricados. Dizer "Le menu est neuf" significa dizer que ele foi confeccionado ou impresso recentemente. Ex.: La voiture neuve (O carro novo) -> o carro é novo no sentido de acabou de sair da fábrica, nunca foi usado

  • Nouveau/nouvel/nouvelle: é "novo(a)" no sentido de uma situação nova, e não necessariamente que o objeto em si é novo. Ao dizer "Le menu est nouveau", a ideia passada é a de que o cardápio do restaurante é novo, isto é, houve a troca de cardápios e essa é a nova situação, não que o papel do cardápio em si é novo. Ex.: La voiture est nouvelle (O carro é novo) -> a ideia passada é a de que o carro foi adquirido recentemente, a pessoa não o tinha e agora tem, então ele é novo na vida da pessoa, mas não necessariamente é 0 km.

Um diálogo pode ajudar a entender:

  • J'ai acheté une nouvelle voiture hier, je suis très content ! (Eu comprei um carro novo ontem, estou muito contente!)

  • Et la voiture est neuve ? (E o carro é novo) -> novo como um 0 km

  • Pas du tout, je n'ai pas d'argent pour acheter une nouvelle voiture, elle est d'occasion (De jeito nenhum, eu não tenho dinheiro para comprar um carro novo, ele é usado)

March 20, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.