O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Je ne peux pas bouger."

Tradução:Eu não posso mexer.

3 anos atrás

13 Comentários


choracavaco

Sem um complemento, o sentido da frase francesa é intransitivo e se exprime pela construção pronominal em português: 'Eu não posso/consigo me mexer'.

http://www.larousse.fr/dictionnaires/francais/bouger/10472?q=bouger#10342

3 meses atrás

isabeladt
isabeladt

Estaria correta a frase "Eu não posso mover"?

3 anos atrás

Vassilis3
Vassilis3

Creio que sim, veja aqui você-mesma: http://www.dicio.com.br/mover/

2 anos atrás

Janete340560

Eu nao posso me mecher?

11 meses atrás

antlane
antlane

com x

11 meses atrás

silvestre132

não entendi a função do "pas". "je ne peux bouger" não seria suficiente?

2 anos atrás

Vassilis3
Vassilis3

Não pela negação ambos «ne» e «pas» são obrigatórios. Interessante é o caso de interogação-negação: «Ne peux-je pas bouger?» onde temos a inversão verbo-pronome.

2 anos atrás

ElGusso
ElGusso

Attention, "ne puis-je pas bouger ?".

"Pouvoir" est un des verbes qui changent à la forme interrogative:

  • Puis-je vous aider ? = Posso ajudar você ?

(isso é consideravelmente formal; "posso te ajudar ?" seria "est-ce que je peux t'aider ?" ou simplesmente "Je peux t'aider ?")

2 anos atrás

antlane
antlane

mas...Pouvoir é um dos 7 verbos franceses que podem fazer a negação apenas com o ne, preferível ao ne...pas: Je ne peux sortir. - eu não posso sair; Il ne peut vous aider. = ele não pode ajudá-lo. ( os outros, aqui (em inglês) - http://french.about.com/od/grammar/a/negation_form_3.htm

2 anos atrás

antlane
antlane

dans le langage formel le deuxième adverbe de négation peut disparaitre devant cesser, oser, pouvoir, savoir. Et, tant qu'à faire, pouvoir peut prendre la forme puis à la première personne du singulier : "je ne peux accepter" ou "je ne puis accepter". http://www.decitre.fr/gi/05/9782035331205FS.gif

2 anos atrás

Vassilis3
Vassilis3

Eu fiz um erro e GilDuca me corrigiu: «Por razões de eufonia, a forma interrogativa de «Je peux» não é «Peux-je» mais «Puis-je» e « Ne puis-je pas». Não há mudanças para todos os outros pronomes: tu peux, peux-tu, nous pouvons, pouvons-nous, etc.»

2 anos atrás

lidiel_silva
lidiel_silva

nunca parei pra pensar como seria o NE e PAS na pergunta

2 anos atrás

antlane
antlane

ne puis-je pas ? ne peux-tu pas ? ne peut-il pas ? ne pouvons-nous pas ? ne pouvez-vous pas ? ne peuvent-ils pas ? - http://leconjugueur.lefigaro.fr/conjugaison/verbe/pouvoir_question-negation.html

2 anos atrás