"Nous sommes sortis hier soir."

Tradução:Nós saímos ontem à noite.

September 15, 2015

9 Comentários


LeandroBNM

Por que há frases em que se usa o verbo avoir de auxiliar e em outras usa-se o verbo être? ALguém sabe me responder?

February 19, 2017

choracavaco

Alguns verbos, intransitivos e que em geral dão ideia de movimento ("aller", "venir", "monter", "descendre", "entrer", "sortir", "passer", "rester", "partir"), assim como os verbos pronominais, formam os tempos compostos com o auxiliar "ÊTRE":

  • "Il EST PARTI ce matin" = Ele foi embora hoje de manhã;
  • "Nous SOMMES RESTÉS longtemps" = Nós ficamos um tempão;
  • "Ils SONT PASSÉS te chercher" = Eles passaram para te buscar;
  • "Elle S'ÉTAIT REPENTIE" = Ela tinha se arrependido.

Todos os outros verbos, INCLUSIVE alguns da lista acima quando TRANSITIVOS, usam o auxiliar "AVOIR":

  • "Je t'AI VU hier" = Eu te vi ontem;
  • "Vous AURIEZ ACHETÉ une voiture" = A senhora teria comprado um carro;
  • "Ils AVAIENT DESCENDU les bagages" = Eles tinham descido as bagagens;
  • "Elle m'A PASSÉ le sel = Ela me passou o sal.
March 10, 2017

LeandroBNM

Merci Bien!

March 11, 2017

Estudando_12

Eu aprendi mais uma então. Não sabia que verbos do "indicatif imperfait" como "avaient" e "était" podiam ser usados como auxiliares para formar o passé composé.

Eu pensava que "avoir" e "être" eram conjugados apenas no presente, neste tempo verbal que equivale ao nosso pretérito perfeito.

Acho que não fiz nenhum exercício assim ainda.

Obrigado.

February 25, 2019

DianeMazzochi

nós saímos ontem de noite

September 15, 2015

Synclair.

Coloquei "nós saímos noite passada" e ele não aceitou... não teria o mesmo sentido?

January 30, 2017

Dezo_

Dá o mesmo sentido, mas acho que a tradução mais precisa seria Nous sommes sortis le soir dernier.

March 20, 2018

rmferreira

podia ser aceito 'partimos'

June 12, 2016

choracavaco

"Partir" é, como em português, 'ir embora'. "Sortir" é 'sair', aqui significando 'dar uma saída', 'dar uma volta', 'dar um passeio'.

June 29, 2016
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.