1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "Ela é velha ou mais nova?"

"Ela é velha ou mais nova?"

Tradução:Ist sie alt oder eher neu?

September 16, 2015

10 Comentários


choracavaco

Infelizmente, a frase portuguesa não traduz claramente a alemã, porque não temos um equivalente adequado de "eher". A tradução (embora nada elegante) que me parece a mais próxima seria 'Ela é velha ou está mais para nova?'

Notem que o adjetivo usado é "neu" (e não "jung"), a probabilidade de se referir à idade de uma pessoa me parece remota.


JooAntonio980937

Realmente "eher" não tem tradução adequada no português, mas acredito que no inglês tenha. "Rather" seria a palavra mais apriada no inglês, e geralmente ela tem sentido de preterir, expressar preferência ou opor duas coisas, tendo "ao invés" e "pelo contrário" como algumas das possíveis traduções para o português. Desse modo, acredito que a frase em português do Duo não está muito precisa. Acho que deveria ser algo como "Ela é velha ou, pelo contrário, nova?" Vi também no contexto de "oder eher", "or rather", esses termos podem ser entendidos como "ou então", do tipo "uma coisa, ou então outra", e sendo assim, a frase poderia também ficar traduzida como "ela é velha, ou então é nova?". Me ajudem caso esteja equivocado. Espero ter contribuído.


luizjoaquim

Kann jemand mir erklären, warum ist "Ist sie alt oder junger" falsch?


vitoreiji

Das will auch ich wissen...


voidIndigo

Drei sind wir!


magnox9

Existe uma parada no alemão chamada de "Komparativ" que é justamente a forma que vc acabou de usar o adjetivo "jung" transformando-o no modo comparativo "junger". Eu acredito que essa forma só serve para comparações. Zum Beispiel:

Der Hund ist jünger als die Katze. (O cachorro é mais jovem do que o gato)

Lembrando que a forma comparativa de "jung" é "jünger".


Jochem2016

Vielleicht 'Jünger' ist richtig, aber ich denke dass die Form passt gut


Leandro239589

Das sie ist in diesem Fall ein Objekt.


sygasilva

Warrum nicht: ist sie alt oder kleiner? ( abril/2021)


voidIndigo

kleiner é menor, não mais nova.

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.