"Je fais des frites."

Tradução:Eu estou fazendo batatas fritas.

3 anos atrás

21 Comentários


Abrobra
Abrobra

"eu faço as fritas" nao foi, aff pq eh obrigado a colocar batatas?

1 ano atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

O problema não foi ter que colocar "batatas", mas sim erro na colocação de artigo:

  • Je fais des frites -> Eu faço [umas] fritas/batatas fritas
  • Je fais les frites -> Eu faço as fritas/batatas fritas
4 meses atrás

ElianeOrnellas

Mas a resposta certa seria com o verbo no gerúndio

4 meses atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

O gerúndio seria uma das respostas certas, tanto no presente ou no gerúndio estariam corretas, se o Duolingo não aceitar, há a necessidade de reportar.

De qualquer forma, a resposta dele estaria incorreta ainda que fosse usado no gerúndio por um erro na utilização de artigo. Se ele tivesse dado a resposta "Eu estou fazendo as fritas" estaria errado por causa do artigo "as", já que a frase em francês não usou o artigo definido plural "les".

4 meses atrás

Abrobra
Abrobra

Ae quando eu coloco batatas tbm ta errado pq tem q colocar "umas" antes, ta de sacanagem ne

1 ano atrás

PereiraAntonio
PereiraAntonio

Já que estamos em um tópico de presente do indicativo e que, em português, temos o presente do indicativo, acredito que seria melhor traduzir como "Eu faço fritas". Estou fazendo é meio popular demais e não corresponde exatamente ao tempo verbal do exercício.

1 ano atrás

Maria696768
Maria696768

Estou fazendo gerundio je fais eu faço por que esta errado quero aprender

1 ano atrás

PereiraAntonio
PereiraAntonio

Je fais é eu faço, presente do indicativo. O aplicativo mete um gerúndio inexistente no português formal só porque o erro da linguagem falada é disseminado no Brasil. Deveria ensinar o correto.

1 ano atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

Verbos com a construção "estar + gerúndio" não são informais e estão em perfeita adequação com a norma culta. Na língua portuguesa, presente do indicativo e presente progressivo são construções distintas, e o uso do gerúndio no Brasil reflete ações em andamento, cuja expressão equivalente em Portugal é "estar + a + infinitivo".

De acordo com o Ciberduvidas: O gerúndio, editado pelo Instituto Universitário de Lisboa, a forma usada no Brasil está em perfeita consonância com a norma culta e tem equivalência com a expressão usada em Portugal que eu mencionei acima. São formas diferentes de se expressar a mesma coisa.

Porém, tratando do francês, esta língua não possui uma construção específica como a língua portuguesa, e os verbos conjugados no presente do indicativo em francês indicam tanto ações no presente, quanto ações em progresso, logo, as traduções possíveis para Je fais des frites são:

  • Eu faço batatas fritas;
  • Eu estou fazendo batatas fritas (BR);
  • Eu estou a fazer batatas fritas (PT).
5 meses atrás

ElianeOrnellas

Mas o aplicativo tem que considerar as duas opções como corretas Se as duas estão certas tem que considerar

4 meses atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

Se o aplicativo não considera alguma resposta, há a necessidade de reportar, porém, o Duolingo tende a demorar para adicionar respostas.

Só porque o aplicativo não aceita, isso não significa que a tradução seja inadequada.

4 meses atrás

SuvacoDeCobra

por que tem que ter sempre esse DES?

3 anos atrás

ReisCarina

Se não me engano, é utilizado quando não se sabe a quantia exata

2 anos atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

"Des" é artigo indefinido plural (plural de un e une). Normalmente, omitimos artigos indefinidos plurais em português, mas em francês essa omissão não é possível:

  • Je fais des frites -> Eu faço [umas] batatas fritas

"Frites" é o plural de "frite", que se refere a apenas um bastão de batata frita. O plural refere-se à preparação em si, vários bastões fritos. Por ser um substantivo contável, dizemos une frite (singular, apenas um bastão) e des frites (plural).

4 meses atrás

Craftmoon

Por que diabos ele diz que o certo é no gerundio? não faz sentido.

1 ano atrás

Lily704431

Também não entendo.

9 meses atrás

AntnioMaciel0

Não vejo porque não aceitar a frase direta: Eu frito batatas!

1 ano atrás

tQ1ncLAK
tQ1ncLAK

Também eu não entendo porquê! em Moçambique o gerúndio é pouco usado, e o mais corrente é dizer "estou a fritar batatas" ou "eu frito batatas". Já reportei e penso que futuramente tomarão em conta esta resposta.

3 meses atrás

geraldobar861900

Acho a traduçao muito grande

8 meses atrás

ElianeOrnellas

Por que nao pode ser "eu faço fritas". Nada a ver gerúndio aqui.

4 meses atrás

Dezo_
Dezo_
Mod

"Eu faço fritas" é uma resposta adequada, porém, como o francês não distingue ações no presente de ações em andamento como fazemos em português, as traduções possíveis para Je fais des frites são:

  • Eu faço fritas/batatas fritas
  • Eu estou fazendo fritas/batatas fritas (BR)
  • Eu estou a fazer fritas/batatas fritas (PT)
4 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.