"Il avait accepté."

Tradução:Ele tinha aceitado.

September 19, 2015

15 Comentários


EAMARAL

aceito=aceitado

September 19, 2015

GilDuca

Aceitado, quando deve ser usado?

O particípio passado irregular (aceito, reduzido aceite) ACEITE emprega-se com os verbos SER e estar: "Essa resolução foi aceite/está aceite por toda a gente".

O particípio passado regular ACEITADO emprega-se com os verbos TER e haver: "Ele tinha/havia aceitado isso quase desde a puberdade".

Em que país esta regra é aplicada? Portugal ou no Brasil? / Minha gratidão. 2015-09-27

September 27, 2015

Australis

Essa regra é usada no Brasil (não sei dizer se é usada também em Portugal) mas o particípio passado irregular desse verbo usado aqui é "aceito". "Aceite" aqui pode ser o presente do subjuntivo ("que eu/ele/ela/você aceite") ou o imperativo ("(não) aceite isso!" - usado com a terceira [ou segunda- "você"] pessoa do singular). Pelo que eu vi também pode ser um substantivo mais usado na esfera jurídica referente ao ato de aceitar (ou assinar) um título de crédito. Segundo o Wikcionário o uso de "aceite" como particípio passado é um regionalismo de Portugal.

September 27, 2015

GilDuca

Merci infiniment, Australis. J'avais consulté ce site: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/idioma/a-empresa-tinha-aceite-ou-tinha-aceitado/1615 mais je ne savais pas de quel pays il venait.

Outra dúvida: entre adicionar e acrescentar; eles sempre parecem intercambiáveis. Estou certo? Bonne semaine ! 2015-09-27

September 27, 2015

Australis

O site que você consultou é de Portugal (termina em .pt - sites brasileiros terminam em .br - além disso a autora do texto é formada em Lisboa e Coimbra). O site também cita as formas de particípio passado irregulares "empregue" e "encarregue" como usadas frequentemente mas que estão erradas. Eu particularmente nunca as ouvi sendo usadas no Brasil portanto acredito que também sejam regionalismos portugueses.

Sobre "adicionar" e "acrescentar", eu não consigo pensar no momento em nenhum exemplo em que eles não sejam intercambiáveis. O próprio dicionário dá quase a mesma definição para ambos: do Aurélio - "acrescentar" = juntar uma coisa a outra para tornar esta maior ou mais completa; "adicionar" = juntar uma coisa a outra, para aumentar ou melhorar. Talvez em algumas expressões o uso de um seja mais comum que o outro ("não tenho nada a acrescentar à discussão") mas realmente me parecem sinônimos na grande maioria das ocasiões.

Bonne semaine à vous aussi !

September 27, 2015

GilDuca

Un grand merci !

September 28, 2015

Ilney

Pessoal brasileiro, é o seguinte: verbos SER e ESTAR " o aluno foi ACEITO na escola" ; verbos TER e HAVER " o aluno havia ACEITADO as condições"

August 15, 2017

ghyoshinari

"ele havia aceitado" nao esta correto?

September 29, 2015

Australis

Está. Muitas frases dessa lição não têm ambas as opções de auxiliar ("ter" e "haver") adicionadas ainda, vale a pena reportar.

September 30, 2015

DaviCarvalho3

"Aceito" e "Aceitado", as duas palavras existem na lingua portuguesa (Brasil) e estão corretas. São duas formas equivalentes do particípio do verbo "Aceitar"

December 31, 2015

Australis

Sua sugestão já foi dada nesse tópico e devidamente respondida pelo GilDuca. A forma irregular do particípio desse verbo ("aceite/o") só deve ser usada com os auxiliares "ser" e "estar". Com os auxiliares "ter" e "haver" usa-se somente a forma regular "aceitado".

December 31, 2015

ureaNegro

o verbo aceitar em português tem dois particípios : aceitado e aceito

February 20, 2017

Australis

Sim, porém, pela norma culta, eles são usados em situações diferentes. "Aceito" (ou "aceite" em pt-eu) é usado com os auxiliares "ser" e "estar" ("o aluno foi aceito pela escola") e "aceitado" com os auxiliares "ter" e "haver" ("a escola tinha/havia aceitado o aluno").

February 20, 2017

EdiMello

aceito seria correto também, nao?

August 3, 2018

Australis

Não:

"Aceito" (ou "aceite" em pt-eu) é usado com os auxiliares "ser" e "estar" ("o aluno foi aceito pela escola") e "aceitado" com os auxiliares "ter" e "haver" ("a escola tinha/havia aceitado o aluno").

August 3, 2018
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.