1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "O gato dorme sobre o cachorr…

"O gato dorme sobre o cachorro."

Tradução:Die Katze schläft auf dem Hund.

September 19, 2015

25 Comentários


aanaaaa

Esta no dativo por causa da preposição " auf" que pede dativo , aí o " der" muda pra " dem" , vão se acostumando porque tem nominativo, dativo, genitivo e acusativo rsrsrs, eu fiz uma discussão com todas as tabelas aqui : https://www.duolingo.com/comment/10596409 e tem as preposições que pedem cada caso também.


aanaaaa

É essa primeira tabela a dos artigos pra quem tem duvida porque o " der Hund mudou para " dem Hund"


Gabraboy

Die Katze schäft über dem Hund ?


NatliaGren1

Também gostaria de saber por que não está correto usar o "über". Alguém poderia explicar?


JahvaRodri

Na verdade a forma que está escrito em português está errado, porque o alemão é literal, se falar que o gato dorme sobre "über" o cachorro ele está pendurado mas não encosta no cachorro, se eu quiser falar que o gato dorme em cima do cachorro eu falo "auf dem Hund"


Carlos226395

"die Katze schläft über dem Hund" "the cat sleeps over the dog" por exemplo num beliche, o gato está em cima

"die Katze schläft auf dem Hund" "the cat sleeps on the dog" o gato está literalmente a dormir em cima do cão (i.e. O cão está a servir de colchão ao gato)


danielv.s

Dativo e acusativo têma ver com os objetos diretos e indiretos??


FlipDelfiini

É exatamente isso! Acusativo, dativo, nominativo e muitos outros tivos (o alemão só tem quatro, calma) são os chamados Casos Gramaticais. Basicamente, falando de forma bem geral, cada caso equivale a uma função sintática. Logo: Nominativo = sujeito e predicativo do sujeito Acusativo = Objeto Direto Dativo = Objeto Indireto Genitivo = Adjunto Adnominal Restritivo (o que indica a posse, basicamente)


anacarolinatns

Ah?? Der Katze, oder?


aanaaaa

Sobre sua dúvida do "der katze" isso não pode , é Die Katze ( é nome genérico pra chamar o gato que você não sabe o sexo) ou se você quer falar de um gato que você sabe o sexo e é macho você diz " der Kater "


MatheusImo

Qual a diferença entre aus e auf? Também não entendi muito bem quando uso "der" e "dem"


CarmindaNa

esta resposta está correta auf ou under é a mesma coisa.


klaus.leao

Por que auf e não am? Pelo que entendi "am" é como o "on" do inglês, e o auf é mais polivalente


Thiago.simoes

Porquê não o "über" que tb significa "em cima" ao invés do "auf"?


Yva223549

Muito confuso para meu gosto. Péssima


Yva223549

Enche o saco essas dicas erradas.


Elisabeth848415

Por que nao über?


NiravaGulabo1

der den dem den

Por quê dem com M? Não seria Den com N?


NiravaGulabo1

Não consegui ler oucopiar.grata


NiravaGulabo1

Não consegui ler ou copiar.grata

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.