1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "Entweder gehst du oder ich g…

"Entweder gehst du oder ich gehe!"

Tradução:Ou você vai ou eu vou!

September 23, 2015

39 Comentários


HamiltonLL

qual a diferença entre os "ou" - ou (entweder) vai voce ou (oder) eu vou?


LeonardoS3

A estrutura "entweder ... oder" é usada para designar duas opções, semelhante ao "either ... or" de inglês.

Ex: Wir haben hier kein Lager, also entweder Pils oder Schwarzbier.

We don’t have Lager here so either Pils or dark beer.

Nós não temos Lager aqui, então ou Pilsen ou cerveja escura.


canarioBia

O "entweder" introduz uma alternativa "ou (bem)" e o "oder" concretiza a alternativa no mesmo sentido do nosso "senão". Fica mais claro com a tradução:

"OU vais tu SENÃO vou eu" - "Ou vai você SENÃO eu vou - etc...

Em Português existem várias alternativas de tradução todas certas uma vez que o "tu" pode também ser o "você" informal e que o verbo pode ser invertido com o pronome.


DayseTuboly

ou você vai, ou vou eu. Não é errado uma vez que se trata de uma imposção


AndyCardoso23

aceito em 08/03/17


Lucasedugamap

Alguém pode me dizer o por que do verbo "gehst" estar antes do sujeito OBG;)


MuriloFYC

Também gostaria de saber, normalmente quando a conjunção fica no começo da oração e o verbo no final é porque a oração é subordinada, mas nesse caso ela é coordenada. E para piorar mais ainda, a oração começada com oder está na ordem normal


Cultzeiro

Até onde sei, é porque o verbo é sempre a segunda partícula de uma frase


Filho_do_Tonhao

Por que não "Ou vai você ou eu vou"?


tensini

Considero certo igual. "Ou vai você ou vou eu" "Ou vai você ou eu vou" "Ou você vai ou vou eu" "Ou você vai ou eu vou"... e ainda pode trocar todos os "você" por "tu"... Adoro essa língua!!!!!


danilofmaia

Concordo com tensini. Por quê "Ou vai você ou eu" não está correto???


canarioBia

Isso não pode ser porque com o "eu" ou verbo "ir" conjuga-se "vou" e não "vai" que é só para a 3ª pessoa do singular.

Como o verbo altera a sua conjugação escrever "Ou vai você ou eu" seria equivalente a escrever "Ou vai você ou VAI eu" o que está obviamente errado.

Só poderias omitir o verbo na frase subordinada se tivesse a mesma conjugação como no caso de "Ou vai você ou vai ele" ai sim está totalmente correto escrever "Ou vai você ou ele".

No informal com o "tu" como a conjugação é exclusiva temos sempre de repetir o verbo "Ou vais tu ou vai ele", "Ou vais tu ou vou eu" etc...


siabra

Excelente resposta, canarioBia !


chucrutehans

https://youtu.be/Qb6mGJfLrag https://youtu.be/-CcZ1u8sxGc

Acabei de postar 2 aulas sobre as conjunções!

Nessas 2 aulas, falarei sobre um assunto importantíssimo do idioma alemão: as conjunções! Quando se traduz frases do alemão para o português ao pé da letra, frequentemente parece Yoda do Star Wars falando, né? kkk No entanto, na aula de hoje, você finalmente entenderá o porquê atrás disso. Então, assista ao novo vídeo para entender a posição dos verbos na língua alemã!


a.k.a.Mitzi

Tu, tu, TUUUUUUUUUUU, ter só "você" como opção é depressivo para qualquer gaúcho.


canarioBia

Mas aceita, e se não for o caso só tens de reportar. O Duolingo é melhorado pelos utilizadores.


IsraelCardoso1

24/10/2019 - Não aceitou TU.


RobertoSilvaRJ

"Ou você vai, ou eu vou" .

(Resposta aceita em 2 de outubro de 2019)


Luciano295992

Só não se coloca o verbo antes do substantivo quando é pergunta ?


AnaLeticia125622

Ou você vai, ou eu vou. Como a vírgula poderia tornar errada a frase?


DahS.S

Entweder na explicação está como "qualquer" aqui está como "ou".?


_diogols

“Não sei se vou ou se fico…”


ninaepanda

nessa construção a ordem não caracteriza nada de regência gramatical, minha resposta está certa


danilofmaia

"Ou vai você ou eu" deveria ser considerado correto também. Em português podemos omitir o verbo já que já está implícito.


canarioBia

Só pode ser omitido quando o sujeito é o mesmo ao nível da conjugação.

"Ou vai você ou vou eu" - o verbo é o mesmo mas conjugado na 3º pessoa do singular e depois na 1ª

Se fosse por exemplo " Ou vai você ou vai o João" ai sim poderíamos escrever "Ou vai você ou o João".


HeloisaRoessing

Eu acertei mas o Duolingo disse que estava errado: Ou tu vás ou eu vou.


canarioBia

Não aceita porque o verbo está mal conjugado. "Ou vAIs tu ou vou eu"

Eu vou

Tu vais

Ele (você) vai

Nós vamos

Vós ides

Eles (vocês) Vão


Frankko5

Pediu para repetir o som. Tudo bem, mas o som de computador, sem sotaque alemão do Duolingo é horrível...


cassins1

Se eu dissesse: Ich gehe oder gehst du. Traria uma outra ideia , certo? Que seria, vai você primeiro, senão eu vou. ???


mariadasGr430926

Não sei por que minha respost está errada visto que está igual a resposta dada pelo Duolingo!


GraaAnbal

em português de Portugal está correcta a inversão do sujeito


canarioBia

Está correto em Português.


Pappenheimmer

Meu Deus sejamos coerentes. Arrumem isso.


jfinazzi

"Ou voce vai ou vou eu" não serve! kkkk piada


nikolas669292

Quem ja deu o ❤❤ deixa like no meu comentário


gabrielhen126602

pq não

ou vai vc ou vai eu


Frankko5

Você está brincando, não? "Vai eu?" Só se existisse o verbo "vair", aí você poderia dizer eu vai, tu vai, ele vai, nós vai, eles vai. Como não existe, o verbo é "Ir", então temos: Eu VOU. VOU eu... Não há como aceitar sua resposta mesmo.


EvertonTeles

Fiquei confuso também. Mas eu consegui acertar.

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.