"Ta femme est anglaise."

Tradução:Sua mulher é inglesa.

September 28, 2015

6 Comentários


games543

Ta fáma é-tânglesa." Correta pronúncia? Quando espera-se a liaison?

September 28, 2015

choracavaco

Correta, "liaison" muito comum, principalmente em situações formais como no rádio ou na televisão, mas não só.

June 18, 2016

JoaoCesarP2

Alguma forma de diferenciar "mulher" de "esposa" na palavra "femme"?

April 21, 2017

Australis

Pelo contexto. Quando há algo que indique relação familiar (normalmente um pronome possessivo ou a preposição "de") o substantivo costuma ser traduzido para "esposa" ("sa femme est chinoise" = "a esposa dele/a é chinesa", "la femme de Robert est américaine" = "a esposa do Robert é americana"), quando essa indicação não existe usa-se "mulher" ("cette femme est anglaise" = "essa mulher é inglesa", "c'est une femme brésilienne" = "ela é uma mulher brasileira").

April 22, 2017

gabrielmar835710

Não entendi quando devo usar "ton", "ta", "toi"...

November 26, 2018

Dezo_

Ton, ta e tes são adjetivos possessivos equivalentes em português a teu, tua, teus e tuas, ou ainda seu, sua, seus e suas, já que em português, especialmente no Brasil, usamos o pronome de tratamento "você", que é conjugado e leva os possessivos da 3ª pessoa. Resumindo, são usados para se referir a algo que pertence à pessoa COM QUEM se fala:

  • ton: masculino singular. Ex.: ton père (teu pai/seu pai); ton chien (teu cachorro/seu cachorro);

  • ta: feminino singular. Ex.: ta mère (tua mãe/sua mãe); ta maison (tua casa/sua casa);

  • tes: plural, não importa se masculino ou feminino. Ex.: tes maisons (tuas casas/suas casas); tes voitures (teus carros/seus carros); tes enfants (teus filhos/seus filhos).

OBS: ton também é usado quando o substantivo é feminino, mas começa por vogal ou "h" mudo, a fim de evitar o encontro de vogais. Ex.: ta amie (errado!) -> ton amie (correto!). O "n" de "ton" passa a ser pronunciado (tõ-na-mi) e evita o encontro de vogais. A mesma regra se aplica a mon e son.

Toi é um pronome tônico e pode ter vários usos, normalmente vem após preposições. Um outro uso é substituir "te" no imperativo. Aparece ao lado de moi, [toi], lui/elle, nous, vous e eux/elles. Alguns exemplos:

  • Cette maison est à toi (Esta casa é tua/sua)

  • Demain, je vais chez toi (Amanhã, eu vou na tua/sua casa)

  • Je ne peux pas vivre sans toi (Eu não posso viver sem ti/você)

  • Baigne-toi, nous allons sortir ce soir ! (Banha-te/Banhe-se, nós vamos sair esta noite!) -> não se usa baigne-te, o "te" transforma-se em "toi", o mesmo se aplica a "me" que se torna "moi".

November 26, 2018

Conversas Relacionadas

Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.