1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "Mein Hund schläft auf meinem…

"Mein Hund schläft auf meinem Hemd."

Tradução:O meu cachorro dorme sobre a minha camisa.

September 30, 2015

18 Comentários


JardoM.

essa frase esta no dativo, certo ?? se sim, como faço para saber se está no dativo ?? obg


FelipeRodr332600

Pra saber se algo está no dativo você tem três opções: 1) saber as terminações do dativo e ver se tem alguma palavra na frase com elas 2) saber a regência do verbo, caso o verbo peça dativo... 3) saber quais são as preposições que SEMPRE pedem dativo (aus, bei, nach, mit, von, zu, seit e gegenüber; tem uma música pra gravar elas, só colocar no google). Na verdade, você vai acabar usando esses três procedimentos ao mesmo tempo sempre, mas pra começar é melhor treinar cada um separado. :)


Genicio

cuida bem do meu lingot. kkk, danke


kaioliuti

Olhando se há alguma preposição depois do verbo. Nesse caso, há a preposição "auf", logo, a frase está no dativo.


JardoM.

sempre que tiver auf sera no dativo ?


crdzc

"Auf" é uma das preposições que rege tanto o dativo quanto o acusativo (Wechselpräpositionen). Mas normalmente cada preposição rege um caso diferente: http://goo.gl/upD4CO


crdzc

"na minha camisa" não poderia ser usado?


surfx2015

[26.out.15] aceitou "meu cão dorme na minha camisa."


kaioliuti

Não, pois a preposição auf dá a ideia de 'sobre'


RafaelLeviDL

Não pode ser camiseta?


janja

Não havia o termo meu.


janja

O meu cachorro... a palavra meu não aparecia nas opcões.


Eliet148739

respondi certo edeuvermelho. como.assim ..sempre respondi esta questao ate decora.la. o q mudou agora? ...o meu cachorro dorme sobre minha camisa. Onde esta o erro.?alguem pra me explicar. por favor ?


MuriloFYC

Coloquei a mesma coisa, acho que ele quer que a gente diga "sobre a minha camisa"


Eliet148739

entao,,coloquei sobre e vermelhou.... vai entender..


MARIACRIST74694

E por que não "Meu cachorro está dormindo..."?


SarutoHyuuga

Não dava para por a palavra "na"


Eived

Por quê camiseta não foi aceito? Eu seu que camisa em alemão é Hendem, mas não seria a mesma coisa para camiseta?

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.