"Mein Hund schläft auf meinem Hemd."
Tradução:O meu cachorro dorme sobre a minha camisa.
23 ComentáriosEsta conversa está trancada.
Pra saber se algo está no dativo você tem três opções: 1) saber as terminações do dativo e ver se tem alguma palavra na frase com elas 2) saber a regência do verbo, caso o verbo peça dativo... 3) saber quais são as preposições que SEMPRE pedem dativo (aus, bei, nach, mit, von, zu, seit e gegenüber; tem uma música pra gravar elas, só colocar no google). Na verdade, você vai acabar usando esses três procedimentos ao mesmo tempo sempre, mas pra começar é melhor treinar cada um separado. :)
"Auf" é uma das preposições que rege tanto o dativo quanto o acusativo (Wechselpräpositionen). Mas normalmente cada preposição rege um caso diferente: http://goo.gl/upD4CO
O dativo sempre irá pedir objeto indireto(no qual sempre vem acompanhado de uma preposição). Dica: para saber se é objeto direto ou indireto sempre que se fizer uma pergunta e a resposta for quem ou o que, será objeto direto os demais será objeto indireto. Ex: Mariana gosta de sorvete. (Pergunta: Do que mariana gosta? "De sorvete" esse será o objeto indireto.
respondi certo edeuvermelho. como.assim ..sempre respondi esta questao ate decora.la. o q mudou agora? ...o meu cachorro dorme sobre minha camisa. Onde esta o erro.?alguem pra me explicar. por favor ?