"Mein Hund schläft auf meinem Hemd."

Tradução:O meu cachorro dorme sobre a minha camisa.

September 30, 2015

12 Comentários


JardoM.

essa frase esta no dativo, certo ?? se sim, como faço para saber se está no dativo ?? obg

October 23, 2015

FelipeRodr332600

Pra saber se algo está no dativo você tem três opções: 1) saber as terminações do dativo e ver se tem alguma palavra na frase com elas 2) saber a regência do verbo, caso o verbo peça dativo... 3) saber quais são as preposições que SEMPRE pedem dativo (aus, bei, nach, mit, von, zu, seit e gegenüber; tem uma música pra gravar elas, só colocar no google). Na verdade, você vai acabar usando esses três procedimentos ao mesmo tempo sempre, mas pra começar é melhor treinar cada um separado. :)

December 23, 2015

Genicio

cuida bem do meu lingot. kkk, danke

November 15, 2016

kaioliuti

Olhando se há alguma preposição depois do verbo. Nesse caso, há a preposição "auf", logo, a frase está no dativo.

October 24, 2015

JardoM.

sempre que tiver auf sera no dativo ?

October 25, 2015

crdzc

"Auf" é uma das preposições que rege tanto o dativo quanto o acusativo (Wechselpräpositionen). Mas normalmente cada preposição rege um caso diferente: http://goo.gl/upD4CO

October 26, 2015

crdzc

"na minha camisa" não poderia ser usado?

September 30, 2015

surfx2015

[26.out.15] aceitou "meu cão dorme na minha camisa."

October 26, 2015

kaioliuti

Não, pois a preposição auf dá a ideia de 'sobre'

October 21, 2015

RafaelLeviDL

Não pode ser camiseta?

June 17, 2016

janja

Não havia o termo meu.

June 5, 2019

janja

O meu cachorro... a palavra meu não aparecia nas opcões.

June 5, 2019
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.