"Oui, je peux !"

Tradução:Sim, eu posso!

September 30, 2015

8 Comentários
Esta conversa está trancada.


Mamfbr

Eh possivel traduzir para "sim, eu estou podendo!"?


GustavoBel441769

O uso desse x se deve pois o sujeito é eu?


Australis

Sim. "Pouvoir" no presente do indicativo: "je peux/puis", "tu peux", "il/elle/on peut", "nous pouvons", "vous pouvez", "ils/elles peuvent".


ZZr8g

"Je puis"? Quando se usa esse "puis"? :)


zellG

Peux (posso) e peu (pouco) têm a mesma pronúncia?


MatheusOli25324

Uma dúvida. Nos verbos eu nunca escuto o ent (boivent, lisent, peuvent), mas em "comment" ele é pronucniado. Existe alguma regra acerca disso?


Dezo_

O -ent final deve ser pronunciado, exceto nas terminações verbais da 3ª pessoa do plural (ils/elles). Acredita-se que no francês antigo, o ent das terminações verbais fosse pronunciado como um som nasal, mas essa pronúncia mudou ao longo do tempo e a grafia foi mantida. Hoje, esse -ent age como um "e muet", ele em si não é pronunciado, mas permite a pronúncia da consoante adjacente. Trata-se, portanto, de uma grafia histórica que não representa a fonética moderna.

OBS: o -ent da 3ª pessoa do plural não é pronunciado, mas há conjugações da 3ª pessoa do singular que levam -ent, e nesse caso é pronunciado normalmente. Ex.:

  • Il vient (Ele vem): algo como /il viã/

  • Ils viennent (Eles vêm): /il vién/ (o "ent" não é pronunciado, mas marca a pronúncia do "n")

Aprenda francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.