"Teu gato"

Tradução:Ton chat

October 1, 2015

6 Comentários


marcelofandrade

Porque a frase pedida é "Teu gato" e não "Seu gato".

Tem a ver mais com os pronomes verbais do que com francês em si.

Se eu converso com alguém e falo "Teu gato", eu me refiro ao gato que pertence à pessoa com quem estou falando (por isso que o pronome é dito de segunda pessoa).

Se nós estivermos tendo uma conversa sobre uma outra pessoa e eu quero me referir ao gato dessa terceira pessoa (ó!), a rigor, aí que cabe dizer "Seu gato", que significa "O gato dela".

Acontece que no Brasil é comum se referir à pessoa com quem se conversa de uma maneira mais formal, não usando a segunda pessoa mas sim o pronome de tratamento. Um formalismo parecido com que se teria ao falar com o Papa, por exemplo. A princípio, não se deve chamar o Papa de "tu", mas sim "Vossa santidade". E lembrando que o "você" veio de "Vossa mercê".

Então no dia-a-dia a gente acaba misturando a segunda e terceira pessoas (exemplo: "Eu TE indico um veterinário para o SEU gato"). Coisa parecida acontece também com o "a gente" e o "nós".

Isto posto, imagino que o Duolingo prefira seguir a tradução formal. Talvez por isso "Teu gato" fique "Ton chat" mesmo.

November 7, 2015

judoca20

É, vc tem razão! Essa nossa mania brasileira de falar certas coisas que complica mesmo. Eu me lembrei agora de um prof de Frances que tive, contar uma história sobre isso. Dele falar "eu vou na sua casa", aí a pessoa entendeu errado. Eu confesso que tenho me policiado em algumas palavras aqui, Pq sei que o duolingo não aceita - Tu tens, tu queres... Sendo que a maioria dos brasileiros falam tu quer, tu tem.

November 7, 2015

TulioOliveiraCwb

Por que não pode ser "Ta chat"?

March 29, 2016

Hidden_Place

Porque "chat" é masculino= Ton chat - Teu gato. Seria "ta" se fosse "chatte", no feminino= Ta chatte - Tua gata

May 11, 2016

judoca20

Esse lance de seu/teu ton/son complica a nossa vida! rs

Por que não pode ser Son chat?

October 1, 2015

Rispicio

Eu tenho duvida se e teu gato ou seu gato.

June 6, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.