"Je l'ai appelée."

Tradução:Eu a chamei.

October 6, 2015

7 Comentários


Celitodebona

Também não poderia ser considerado correto "Eu o chamei"?

October 6, 2015

ruama_semtempo

Não, porque o verbo appelée é feminino, o que indica que o pronome é la. O particípio dos tempos compostos formados por avoir deve concordar em gênero e número com o pronome objeto direto que o antecede.

  • J'ai appelé la femme. = Je l'ai appelée. (Eu chamei a mulher = Eu a chamei.)
  • J'ai appelé les femmes. = Je les ai appelées. (Eu chamei as mulheres = Eu as chamei.)
  • J'ai appelé l'homme. = Je l'ai appelé. (Eu chamei o homem = Eu o chamei.)
  • J'ai appelé les hommes. = Je les ai appelés. (Eu chamei os homens = Eu os chamei.)
October 6, 2015

Celitodebona

Merci. ;)

October 8, 2015

Mrcia696339

Chamei-a está errado?

October 17, 2016

ruama_semtempo

Não, está certo também. Se não for aceito assim, notifique a moderação pelo caminho "reporte um problema > minha resposta deveria ser aceita".

October 18, 2016

AngelaCris312983

Eu lhe chamei está errado?

April 2, 2017

choracavaco

Rigorosamente falando, 'chamar' é transitivo direto (a mãe chama o filho; ele chama o elevador; chamaram a polícia; vamos chamar um táxi) e não admite o pronome 'lhe', que desempenha função de objeto indireto.

Moraes Moreira e os Novos Baianos não concordam com a regra, como fica repetidamente claro na inesquecível "Preta, Pretinha" (https://youtu.be/0FVPQzKw9bk). Mas pra que servem os artistas, se não for para nos encantar com transgressões?

August 7, 2017
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.