O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Obrigado por vossa explicação."

Tradução:Merci pour votre explication.

2 anos atrás

5 Comentários


CaioRibe
CaioRibe

O jeito mais correto de dizer seria Merci de votre explication e não Merci pour votre explication.

2 anos atrás

ElGusso
ElGusso

"Merci de ton explication" não parece natural - e francês é a minha língua materna.

É correto, mas se usa principalmente de maneira escrita ou num contexto mais formal (por exemplo, ao fim dum discurso, "Je vous remercie de / Merci votre attention".

Algunas pessoas dizem também que "de" se usa para coisas feitas ("Merci de votre attention" : obrigado pela atenção já prestada), e "pour" para coisas ainda não feitas. Por exemplo, numa nota : "Veuillez ne pas faire de bruit à l'extérieur. Merci pour votre compréhension" (quem escreveu isso, espera que as pessoas não vão fazer barulho e que vão compreender).

O "pour" nunca se usa com verbos : "merci de m'avoir aidé", "merci de respecter le silence", etc.

1 ano atrás

WarsawWill
WarsawWill

Correto, mas não mais correto, acho. Desde Le Robert Micro:

"Merci pour / de ta lettre"

2 anos atrás

Gabriel475897

Já reparei que às vezes usa-se "pour" com sentido de "por". Como agora, alguém pode me dizer quando?

2 anos atrás

choracavaco

Aqui vão alguns exemplos, a lista completa é certamente mais longa:

  • "pour quelle raison" = POR que razão;

  • "je l'ai acheté pour un euro" = eu o comprei POR um euro;

  • "pour la dernière fois" = PELA última vez;

  • "merci pour tout" = obrigado POR tudo;

  • "pas pour tout l'argent du monde" = nem POR todo o dinheiro do mundo;

  • "chacun pour soi" = cada um POR si;

  • "je l'ai fait pour elle" = eu fiz isso POR ela

1 ano atrás