O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Eu lhe telefonei."

Tradução:Je lui ai téléphoné.

0
2 anos atrás

6 Comentários


YuriMnc
YuriMnc

eu poderia dizer '' je le ai téléphoné''?

0
Responder2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Não, porque téléphoner exige a preposição à, então ele requer o pronome objeto indireto lui. Le é pronome objeto direto. Ainda que o pronome fosse o correto, le sofre elisão diante de vogais: l'ai.

13
Responder2 anos atrás

ElGusso
ElGusso

YuriMnc, você poderia usar "le" com "appeler", por exemplo, que é um sinônimo de "téléphoner" : on téléphone à quelqu'un, on appelle quelqu'un.

  • je l'ai appelé (le + voyelle = l')
3
Responder1 ano atrás

dannyreisidiomas

"J'ai lui téléphoné" está errado, né? Por quê?

0
Responder2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Está. O pronome objeto, nesse caso lui, deve vir antes do verbo (para um verbo só), ou antes do verbo auxiliar em tempos compostos (ou seja, antes de avoir e être seguidos de particípio). Se é uma locução verbal formada por quaisquer outros verbos (com o segundo verbo no infinitivo) , aí sim pronome objeto aparece geralmente entre eles.

  • Je vais lui téléphoner = Eu vou lhe telefonar.
  • Je déteste lui téléphoner = Eu detesto telefonar para ele.

Em imperativos, o pronome vem depois do verbo e conectado por um hífen.

  • Téléphonez-lui = Ligue para ele.
16
Responder2 anos atrás

dannyreisidiomas

Merci!!!

0
Responder2 anos atrás