"Estas crianças são as do meu irmão."

Tradução:Ces enfants sont ceux de mon frère.

3 anos atrás

4 Comentários


YuriMnc
YuriMnc

Algumas dúvidas:

1) Por que não se poderia usar ''à mon''? Já que nesse caso o ''à'' se refere a posse (ou não?); nesse caso, a posse das crianças pertencentes ao irmão.

2) Eu poderia usar ''les'' ao invés de ''ceux''?

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

1) São duas formas diferentes de expressar posse em francês, que, inclusive, possuem correspondência em português.

À aparece na construção coisa possuída + être + à + possuidor. Muitas vezes, o possuidor é representado por um pronome tônico.

  • Ces enfants sont à mon frère = Essas crianças são do meu irmão.
  • Ces enfants sont à lui = Essas crianças são dele/suas.

De aparece na construção coisa possuída + de + possuidor (não há verbo entre coisa possuída e possuidor), sendo o possuidor um nome ou substantivo (no caso, a coisa possuída é ceux, que não é seguido de être).

  • Les enfants de mon frère = As crianças/os filhos do meu irmão.

2) Em português, os substantivos são omitidos para evitar repetições. Se não fosse esse recurso, o exemplo acima seria "Estas crianças são as crianças do meu irmão" (Ces enfants sont les enfants de mon frère). Já em francês, os substantivos já mencionados são substituídos por demonstrativos. Então, esse as em português não é artigo nem pronome objeto, ele funciona como um demonstrativo, portanto não pode ser traduzido como les, mas sim com o demonstrativo correspondente.

  • Celui: masculino singular
  • Ceux: masculino plural
  • Celle: feminino singular
  • Celles: feminino plural
3 anos atrás

CassiaTati1
CassiaTati1

Quando uso "sont" e quando uso "etes"??

2 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Sont é para a terceira pessoa do plural.

  • Elles/Ils sont = Elas/eles são

Êtes é para a segunda pessoa do plural.

  • Vous êtes = Vocês são | Você é
2 anos atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.