https://www.duolingo.com/profile/GuilloFuchs

Problemas com os sotaques

Olá para vocês! Tudo bem?

Gente, eu queria fazer uma pergunta. Eu não sei se outros estudantes de português já tiveram este problema o já repararam nesta situação, mas eu tenho muita dificuldade em entender o sotaque brasileiro quando as pessoas que estão a falar o fazem muito rápido. E para mim é muito chato porque na maioria das situações, depois de eu examinar as legendas nos vídeos, reparo que eu já conheco todas as palavras que foram ditas, e agora eu posso perceber tudo (quando vejo o vídeo de novo). No entanto, o mesmo não acontece com o sotaque de Portugal, o qual eu posso perceber perfeitamente quando as pessoas falam rápido.

Vocês têm alguma dica para mim? Ou se já conseguiram resolver este problema, como vocês fizeram-no?

Obrigado pela sua ajuda.

October 12, 2015

7 Comments


https://www.duolingo.com/profile/RilkerBH

Minha dica para você é praticar e praticar.

O que acontece é que você não está acostumado com a maneira que os brasileiros juntam, cortam e encurtam as palavras.

Isso acontecia comigo em inglês. Eu esperava que as pessoas dissessem as palavras completas, uma de cada vez, mas não é isso o que acontece.

Eu resolvi o problema ouvindo pelo menos um podcast por dia, no ônibus enquanto ia para o trabalho. Em poucas semanas já dá para perceber uma melhora incrível.

=)

October 12, 2015

[deactivated user]

    Falou tudo que eu ia falar hahaha , Porem eu acho os portugueses falam um pouco mais devagar do que nos brasileiros e eles nao tem muita diferença no sotaque de um lugar para o outro, Ao contrario do brasil que de uma ponta ate a outra tem muita diferença nos sotaques,Guillofuchs, Vai ter brasileiro que nen nativo entende, ou palavras ou frases que tu nen entende, Mesmo tu sendo um nativo. Principalmente se tu nao é do estado da pessoa

    October 12, 2015

    https://www.duolingo.com/profile/RilkerBH

    Para mim os portugueses falam mais rápido que a média dos brasileiros. Haha

    Apesar de ter um território pequeno, Portugal tem um boa variação de sotaques, creio que seja mais ou menos igual à Grã-Bretanha que também tem muitos sotaques em seu pequeno território.

    Lá também há casos em que ninguém entende bem um sotaque. Haha

    O da Ilha da Madeira por exemplo, nem os outros portugueses conseguem entendê-los, eles falam com a boca mais fechada ainda.

    October 13, 2015

    https://www.duolingo.com/profile/strogito

    Somente no nordeste e algumas regiões do Sul (como florionópolis) falaram exageradamente rápido. Talvez é o costume no modo de Portugal.

    October 12, 2015

    https://www.duolingo.com/profile/ValeriaSQ

    Depende do vídeo que você assistir. Se for um filme de ação, provavelmente ele será cheio de gírias. Aí fica difícil de entender. Assistir a algo mais leve pode facilitar o entendimento das palavras (no início do aprendizado de um idioma) . Este curta é bem bacana e calminho: https://www.youtube.com/watch?v=KOo_y9YkRcc

    October 15, 2015

    https://www.duolingo.com/profile/Ravenna1

    Nós brasileiros falamos rápido, usamos mais gírias e mais gerúndio. Também tendemos a encurtar os verbos. O sotaque é bem diferente, e em algumas regiões é quase incompreensível, mas se você escutar com frequência, os modos de falar dos brasileiros se tornam mais naturais pra você. Acredito que assistindo à programas e filmes e ouvindo MPB (música popular brasileira), vai te ajudar bastante. Eu primeiramente aprendi inglês americano e tinha dificuldade com o Inglês da Inglaterra, então comecei a ouvi-lo com mais frequência e hoje em dia não encontro problemas. Boa sorte!

    October 16, 2015

    https://www.duolingo.com/profile/kyteague

    Não é bastante só dizer "praticar." Se tem que entender como praticar.

    Você precisa escutar videos com transcriçoes onde as pessoas falam normalmente. Eu tenho uma estratégia aqui no meu blog com mais detalhes: https://streamnative.com/blog/2015/10/07/how-i-actively-listen-to-learn/

    Também tem vários vídeos para praticar la.

    October 15, 2015
    Learn Portuguese in just 5 minutes a day. For free.