"Elle est aimée de tous."

Tradução:Ela é amada por todos.

3 anos atrás

11 Comentários


YuriMnc
YuriMnc

Como reconhecer se a frase deve ser entendida no passado composto ou na voz passiva?

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Essa foi a minha primeira dúvida quando eu descobri que o être também pode ser auxilar em tempos compostos. haha

Acho que o contexto em geral, mas existem alguns indicadores. O primeiro que cabe a esse exemplo é que aimer leva avoir nos tempos compostos, portanto se être está sendo usado é porque se trata de voz passiva.

  • Ela amou = Elle a aimé.
  • Ela é amada = Elle est aimée.

Segundo que pouquíssimos verbos são être-verbos e, na minha opinião, todos eles não fazem muito sentido na voz passiva (http://tinyurl.com/6ya9oc), então eles normalmente serão usados na forma ativa.

Por fim, após o verbo no particípio, costuma haver as preposições de ou par, que também são indicadoras de voz passiva.

3 anos atrás

games543
games543

Por regra: Só os intransitivos levam Être como auxiliar e os transitivos (direto e indireto) usam o Avoir como auxiliar. Por isso que em voz passiva eles não fazem muito sentido.

A estrutura de uma voz passiva é objeto + verbo ser e verbo principal no particípio + "por" + sujeito. Mas, intransitivos não têm objetos, apenas sujeitos, por isso, na primeira parte da estrutura fica sem sentido.

1 ano atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Exatamente isso! Não faz sentido, porque o verbo nem possui objeto. Obrigada por mencionar! :)

Acho que essa nem foi a sua intenção, mas, só para evitar que alguém se confunda, todo être-verbo é intransitivo, mas nem todo verbo intransitivo é être-verbo. Pleurer, marcher, dormir, por exemplo, são intransitivos, mas são conjugados com avoir nos tempos compostos.

Por isso é tão importante decorar a lista dos être-verbos, já que os possíveis indicadores podem enganar. Além dos verbos da lista, todos que contêm uma partícula reflexiva também levam être (ex: "se promener", "s'asseoir", "s'habiller").

Nesse outro link, também tem uma lista de être-verbos: http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/Passecomp_etre_avoir.htm

1 ano atrás

games543
games543

Obrigado! Eu tinha deduzido a regra de que intransitivo é com auxiliar Être apenas pelos verbos que eu já conhecia nas lições (por isso ficou errada).

1 ano atrás

antlane
antlane

um registro do que você falou acima: a voz ativa é sujeito + verbo transitivo direto + objeto direto. Na voz passiva: sujeito + verbo + agente da passiva.

  • À la forme active, le sujet fait l'action. = Na voz ativa, o sujeito faz a ação.

À la forme passive, le sujet subit l'action. = Na passiva, o sujeito recebe a ação.

Le sujet de la phrase active devient le complément d'agent de la phrase passive. = O sujeito da ativa se torna agente da passiva

Le complément direct de la phrase active devient le sujet de la phrase passive. = o objeto direto da ativa se torna sujeito da passiva.

1 ano atrás

YuriMnc
YuriMnc

Verdade, não tinha parado para pensar que o aimer leva o avoir em tempos compostos, isso muda completamente tudo hahahha; e sua observação sobre o uso da preposição ''de'' na passiva me ajudou um pouco a iluminar esse estranhamento ao ''de tous''

3 anos atrás

ruama_semtempo
ruama_semtempo
Mod

Então, pra variar, há uma forma para cada caso em francês.

Se o verbo é de ação, a preposição que introduz o agente é par:

  • Ce livre a été lu par moi. = Esse livro foi lido por mim.

Se é um verbo de estado, a preposição que introduz o agente é de (como no exemplo acima) ou par.

É fácil notar quando se trata de um verbo de estado, pois, excluindo-se o agente, o que resta é só um predicativo, o verbo no particípio passa a ser um adjetivo (Ela é amada por todos => Ela é amada). Mas em "Esse livro foi lido", eu não vejo lido como um adjetivo.

3 anos atrás

choracavaco

A pronúncia da voz feminina está errada. "TOUS", aqui, é pronome, o S final tem que ser pronunciado.

1 ano atrás

UlndWgGm

Na pronúncia masculina, o "s" é pronunciado. Agora ficou claro. A pronúncia feminina estava errada.

1 ano atrás

crismate
crismate

por que se usa de tous em vez de pour tous ou ainda par tous?

3 meses atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.