O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Mon thé"

Tradução:Meu chá

2 anos atrás

5 Comentários


AmaroBernardo

Quando devo usar "mon" ao invés de "ma"? Creio que há ligação com o gênero, mas ainda não compreendi completamente.

2 anos atrás

Australis
Australis

"Mon" antes de substantivos masculinos no singular ("mon thé", "mon fils", "mon chapeau") e substantivos femininos no singular que comecem com vogal ou H mudo ("mon habitude", "mon amie", "mon oreille") e "ma" antes de substantivos femininos que comecem com consoante ou H aspirado ("ma fille", "ma bouteille", "ma honte").

2 anos atrás

AmaroBernardo

Ajudou bastante! Obrigado.

2 anos atrás

AndreaMarq179734

Qual a diferença " Mon the" e "Ma robe", estou confusa... Não entendi a diferença

9 meses atrás

Australis
Australis

A diferença é que "thé" é um substantivo masculino em francês, assim como "chá" em português, mas "robe" é um substantivo feminino, diferente de "vestido", que é masculino. Portanto, nesse segundo caso, todas as palavras que variam em gênero (adjetivos, artigos etc) ficam com a tradução "trocada":

  • "O vestido é bonito" = "la robe est belle";
  • "Este vestido é roxo" = "cette robe est violette";
  • "Meu vestido é longo" = "ma robe est longue".

É importante também saber que, no caso específico dos adjetivos possessivos singulares ("mon/ma", "ton/ta" e "son/sa"), usa-se o adjetivo masculino caso o substantivo comece com vogal ou H mudo, mesmo que esse substantivo seja feminino, para evitar o encontro vocálico ("mon amie" = "minha amiga", "ton identité" = "tua/sua identidade", "son utilisation" = "a utilização dele/a"). Isso não ocorre com outros determinantes, entretanto ("cette amie" = "esta amiga", "une identité" = "uma identidade").

9 meses atrás