"Ils vous doivent un repas."

Tradução:Eles lhe devem uma refeição.

November 14, 2015

16 Comentários


JosPaes1

O Duolingo teria de aceitar, Eles vos devem uma refeição . Vous = vos

November 14, 2015

AndyCardoso23

ta certo.. reporte

June 2, 2016

eusoumeurei

Já aceitam (15/07/18)

July 15, 2018

FernandoVilhena

"Eles devem uma refeição à vocês" não estaria certo?

November 20, 2015

Dezo_

Sim, com a exceção da crase.

July 3, 2018

AndyCardoso23

está sim.. reporte

June 2, 2016

lit060

eles devem a vocês uma refeição, por que é errada ??

April 30, 2016

AndyCardoso23

está certa.. reporte

June 2, 2016

homievox

'Eles devem-lhes uma refeição.' também deveria ser aceite (PT-PT)

January 13, 2017

BeCreative__

se pode usar a palabra lhe ou lhes para indicar que você ou vocês e o recipiente de uma ação? Como o objeto indireto, acho.

April 12, 2018

eusoumeurei

DEVOIR - DEVANT - DÛ: Je dois - tu dois - il/elle doit - nous devons - vous devez - ils/elles doivent

July 15, 2018

leornardo12

A utilização do complemento de objeto indireto ''Lhe'' esta errada, pois só pode ser utilizada na 3 pessoa do singular, nao na segunda do singular.

January 13, 2019

Dezo_

Acontece que a língua portuguesa utiliza pronomes de tratamento ("você(s)", "o senhor/a senhora", "Vossa Excelência, "Vossa Senhoria", "Vossa Santidade" etc.), que apesar de serem usados para se dirigir à pessoa COM QUEM se fala (2ª pessoa), pertencem gramaticalmente à 3ª pessoa, e suas conjugações, possessivos e pronomes correlatos são da 3ª pessoa. Daí ser possível, em uma tradução, utilizar "lhe", pois nesse caso está se referindo algo que está relacionado a "você", "o senhor/a senhora":

  • Eles devem uma refeição a você/ao senhor/à senhora -> Eles lhe devem uma refeição

Já em francês, essa ambiguidade não existe, e o pronome "lui/leur" refere-se exclusivamente à terceira pessoa.

January 13, 2019

AnaLuciaMoraes0

Não poderia ser: "Eles lhes devem uma refeição. Eles devem uma refeição a eles/elas. Ou, Eles devem uma refeição a vocês. Perdão, não entendi sua explicação.

March 8, 2019

Dezo_

Sim, poderia ser "lhes" considerando que o "vous" esteja se referindo a "vocês", no plural.

Mas "Eles devem uma refeição a eles/elas" em francês seria "Ils leur doivent un repas".

March 8, 2019

AnaLuciaMoraes0

Eu fico confusa com o verbo na 3a. pessoa do plural. Mas, você esclareceu. Entendi +/-.

April 8, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.