https://www.duolingo.com/strogito

Sobre votação novo idioma: Árabe

Como muitos sabem, o árabe é "um dos idiomas mais falado" no mundo, com nativos ao norte da África e Oriente médio. Vale ressaltar que há "três cassificações" de árabes: o árabe dialeto , árabe clássico, árabe moderno padrão [Modern Standard Arabic (MSA)].

O árabe clássico, aquele usado no alcorão (livro considerado sagrado para os mulçumanos) é uma língua litúrgica, ou seja, usada em rituais religiosos.

Há também o árabe moderno padrão, em inglês Modern Standard Arabic (MSA), que é usado entre boa parte dos falantes de diferentes países. PORÉM, o "árabe padrão" NÃO é uma língua franca entre os países deste mesmo idioma. Mas como assim!? Calma que já vem a explicação.

Bem, este não é "o último" tipo de árabe, como é conhecido, o dialeto (que são vários). Há uma discussão sobre este assunto, pois isto pode ser comparado entre as línguas latinas. Apesar das diferenças conseguimos entender o espanhol e até um pouco italiano, mas difícilmente o francês e muito menos o romeno. Assim também funciona no mundo árabe.

Ou seja, no mundo árabe nem todos se entendem. Pois há vários tipos de variantes do idioma como tem no Latim, e de chegar ao ponto de um não entender o outro. Mas alguém pode dizer: Mas tem o árabe padrão!! Mas a resposta é: Não é usado no dia-dia para se comunicar pessoalmente com alguém. Além disso, não é "idioma mãe" de nenhum falante nativo. Como de costume todos aprendem o dialeto de sua região: Egito, Morrocos, Líbano, Palestina e por aí vai.

Somente durante o período escolar as pessoas aprendem o árabe padrão ou "árabe standard" [Modern Standard Arabic (MSA)], no qual é utilizado em mídias (jornais e tvs), em governos de díferentes países, e para se comunicar na escrita. Porém pode haver locais tanto impressa quanto governo em que pode utilizar o dialeto local, e o pior, nem todos aprendem esta forma standard do idioma.

Resumindo tudo, não é interessante aprender "de primeira mão" a forma formal ( o MSA), mas isto não significa que ele não seja importante! O ideal é partir para um dialeto local, o qual "vai do interesse de cada um". Geralmente muitos aprendem o árabe egípcio, pois ele funciona como um "portunhol" entre os nativos! No entanto se quiser o marroquino ou outro tipo não há problemas, gosto é gosto.

Muito engraçado em dizer que o árabe é um dos idiomas mais falados no mundo com tanta variante como o latim. Se for assim os latinos iram ultrapassar facilmente em números de pessoas.

Com toda esta explicação, o Duolingo terá um enorme desafio entre a forma mais adaptada e um dialeto formal que em tese parece ser um "esperanto mulçumano". Pois a forma padrão foi baseada no alcorão (árabe clássico).

3 anos atrás

24 Comentários


https://www.duolingo.com/MarciodeSouza.
  • 25
  • 25
  • 21
  • 13
  • 41

Sobre o árabe: Foi muito esclarecedor seu texto, com minuciosos detalhes que eu não tinha conhecimento. Agora como o Duolingo vai fazer para montar este curso, caso o mesmo seja aprovado? Será deveras um "problemão". Muito legal! "E como dizem: vivendo e aprendendo". Thank you!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/ricardo.arruda

i also think, I agree with you

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarciodeSouza.
  • 25
  • 25
  • 21
  • 13
  • 41

iHola Ricardo! Yo sé que tú dices, pero no sé nada de inglés! iMio Dios! El inglés es algo para más adelante en mi caso! iGracias por añadir su opinión!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/rocha.jonatas

*Dios Mío

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarciodeSouza.
  • 25
  • 25
  • 21
  • 13
  • 41

iHola Rocha! iEs verdad, Gracias por su atención y Buenos días!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarcosDias27

A chance do árabe vencer é quase nenhuma. O esperanto já passou de 40 votos enquanto o árabe só tem 2.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/strogito

Issso não importa. Ainda que esperanto vença, futuramente o árabe pode ser adicionado independente de quem vencer. O díficil são colaboradores e não uma competição. Aliás, não estou desvalidando nenhuma opnião. Mas houve muito flood e excessiva progranda (só olhar o primeiro post) da parte dos interessados "esperançosos" que teve que ser removida (veja as postagens do moderador). Fora que o PRÓPRIO MODERADOR afirmou de primeira mão que não seria possível implementar o árabe, no entanto ele voltou atrás (NÃO ESTOU CULPANDO ele por isto) e nesta bricadeira bastante gente já tinha votado. Apesar que isso não é desculpa! Até eu mesmo votei no Russo e nem foi no árabe. Quem quiser pode alterar de decisão sem nenhum problema. Não estou querendo implementar o árabe ou outro curso e nem desclassificar ninguém. Simplesmente a verdade. A questão DESTE TÓPICO é apenas informar e questionar a posição do Duolingo em relação ao Árabe devido a tantas variantes. Independente de quem irá ganhar.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/emeyr
  • 25
  • 25
  • 4

Talvez. Imagina um idioma classificado como uma linguagem crítica do governo dos estados unidos (para incentivar os universidades e as escolas elites ensinarem) tem menos importância do que "esperanto".

Arabic -native and 2nd language speakers : 450 million

Esperanto - between 200,000 - 2 million

http://www.economist.com/blogs/prospero/2013/09/esperanto-0

It really makes you wonder.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/strogito

Vale lembrar também que estes 450 million não é bem 450 million. É tudo picotado pois há pessoas que não entende o dialeto do outro e tem casos que nem a versão formal é usada. Seria errado dizer que o árabe é um dos idiomas mais falado do mundo. Mas se classificasse como família de dialetos aí sim é uma das maiores. Se juntassem o Espanhol, Francês e Português, poderiamos até passar do Inglês.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/strogito

Interessante o artigo. O Esperanto é um projeto muito interessante, mas o grande problema é dele não ter falantes nativos em nenhum país. Além das complicações entre qual variante aprender, cada dia que passa as relações com o mundo árabe se complica. Ninguém quer aprender um idioma africano para mudar de vida. Caso ao contrário dos idiomas europeus, chines e japonês.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarciodeSouza.
  • 25
  • 25
  • 21
  • 13
  • 41

É verdade, Marcos Dias! Eu passei e dei uma olhada nas votações, não tinha prestado atenção, mas como foi falado, mas para frente, vai que o idíoma árabe fizesse parte da grade do Duo? Mas se for o Esperanto, seja bem vindo! "Thank you" pela informação!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/rocha.jonatas

Não entendi o propósito dessa postagem se no post da votação está explicitado que idiomas com alfabetos totalmente distintos do nosso ainda não poderão ser feitos justamente em razão da dificuldade que está sendo adaptá-los aos nossos teclados. Está informado no corpo do post: https://www.duolingo.com/comment/11733606 que idiomas como árabe, japonês, chinês, etc. (talvez isso inclua o coreano e por aí vai) não estarão disponíveis num futuro próximo, embora a equipe do Duolingo saiba de sua importância.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/strogito

Não estou sendo um pró-arabe ou qualquer outro curso. A questão é ensino do idioma em si. E sobre votação, leia os comentários do Bruno_de_Brito, em um deles ele afirma que pode votar no árabe. Mas este post não vem ao caso. A intenção é de debater qual seria a melhor opção para o árabe. Já que dizer "árabe" é muito vago, é como dizer que nós falamos lingua latina sendo que há várias. Em pleno século 21 não existe uma divisão correta. É bem simples de entender isto. Imagine que há francês, espanhol, português e italiano e dizer que tudo isto é Latim. É como dizer que nós falamos latim, sendo que é linguas diferentes. Assim funciona para eles. Não tem um reconhecimento dizendo que há idiomas totalmente diferentes. A questão é entre o árabe standard que tese era para funcionar como lingua franca mas não funciona e um dialeto local.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/rocha.jonatas

Ok.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/nomeaki

Me desculpem, mas que votação é essa? Não estou sabendo disso.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/nomeaki

Obrigado.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/Nidiee
  • 14
  • 6
  • 5
  • 2

Como se vota numa língua? (Que nem vc quer o árabe, como faço para votar nele ou em outros?

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/strogito

https://www.duolingo.com/comment/11733606 só entrar neste post e SOMENTE colocar o idioma desejado.

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/IasminChu

Tô de acordo!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/FrancielyReis

eu quero aprender árabe de português para árabe

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Felipe149596

Só falta o Árabe Idioma lindo

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/lmasmello

CONSIDERO O IDIOMA ÁRABE LINDÍSSIMO, FORTE... É BONITO OUVIR UMA PESSOA FALANDO ÁRABE, GOSTARIA MUITO DE APRENDER...

1 ano atrás

https://www.duolingo.com/NtRiosFagundes

Excelente,grazie.

8 meses atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.