1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "Ich bin ihr Mann."

"Ich bin ihr Mann."

Tradução:Eu sou o marido dela.

November 22, 2015

20 Comentários


LaraMac25

Eu fiz uma breve pesquisa, chegando a essas conclusões, mas se alguém tiver alguma consideração ou correção a fazer, será útil.

Por analogia com o português: sujeito, predicativo do sujeito e predicativo do objeto são funções do caso Nominativo em alemão. E com relação ao verbo "sein" (ser), depois dele, pede-se o uso do caso nominativo.

Segue que, "Ihr Mann" seria o predicativo do sujeito, sendo portanto frase nominativa.

Além disso, determinantes possessivos têm que concordar em gênero, número e caso com o substantivo que se referem. E no alemão é importante a distinção entre pronome pessoal e determinante possessivo porque eles podem ser usados ora, como pronome pessoal, ora como determinante possessivo.

Eu a ajudo (Ich helfe ihr): a / ihr = pronome pessoal

Eu sou seu marido (Ich bin ihr Mann): dela / ihr = determinante possessivo

Logo: "Mann", que é masculino singular e é nominativo pede que seu determinante possessivo seja "ihr", por ser também, nominativo singular masculino.


CarlosKasp

Perfeito: Acho também que é isso. Aqui talvez queira dizer: ihr", por ser também, nominativo singular masculino. "feminino".


marimaraqua

A questão me confundiu, tava achando que era dativo. Obrigada


LufEkc

Uma pergunta: por que no primeiro exemplo que você deu (ich helfe ihr) o pronome feminino de terceira pessoa está no dativo? (ihr) O verbo "helfen" pede dativo e não acusativo (sie), é isso?


vinicius.i6

O que há de dativo nesta frase?


isacscjr

Ihr significa voces normalmente mas aqui é seu


tcazarim

mas aqui temos apenas o pronome possessivo funcionando como predicado do verbo "sein". de fato, o dativo seria "ihrer", o que não se aplica nessa frase. ou estou enganado?


m.honorio

certíssimo! Mas o dativo para palavra masculina é "ihrem"


Emerson_Furtado

ihrer não seria o genitivo?


CarlosKasp

Nada é Nominativo. É para aprendermos a diferença.


m.honorio

Por que esta frase está aqui? Isso não é dativo, e se fosse, seria IHREM MANN


Caio_Meira

Creio que está aqui justamente para mostrar que nem toda construção pede dativo, tipo uma "pegadinha"...


AntnioSilva0

Realmente, alguém poderia me explicar a pergunta do Vinícius nos Comentários abaixo: o que tem de dativo nesta frase, ou seja, o que é considerado dativo na língua alemã? Na gramática do português do Brasil "o marido dela" é predicativo do sujeito, se não me engano. É o mesmo caso de "Eu sou feio, bonito, calmo, de paz" etc. "Ser" é um verbo de ligação. Obrigado.


m.honorio

essa frase não é dativa. Duolingo está apenas de zoeira.

Há dois casos em que você usa o dativo:

  1. Quando o verbo pede (exemplo: Ich hilfe dir)

  2. Quando a preposição pede (exemplo: Ich sitze im [in + dem] Kino)

Existem preposições que sempre estarão com o dativo, outras sempre com o acusativo, outras que podem variar entre dativo e acusativo.


LoivaL1

Marido não seria Ehemann?


Francisco148568

Quando se tem um pronome possessivo antes de Mann, Frau, Kind, Freund, eles recebem os seguintes significados: marido, esposa, filho e namorado, respectivamente.


surfx2015

creio que nesta frase, pode-se entender "Mann" como "marido":
"Ich bin ihr Mann." - "eu sou o homem dela" ou "eu sou o marido dela"

assim com nas frases:
"Er ist mein Kind" e "Sie sind meiner Kinder" você possa traduzir "Kind" no sentido de filho


Ana269382

Ich bin ihre Frau semelhante, de lições passadas


Hanspeter87840

Die Sprecherin sagt: ich bin der Mann.


LidiaEdith9

Essa confusão de substantivo masculino e voz feminina só cria confusão. E, pela frequência, constrangedor pra mim. Aos 73 anos sou hetero e fica parecendo q estou na contramão.

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.