" l'avez-vous mis ?"

Tradução:Onde você o colocou?

December 8, 2015

18 Comentários


paulocasaca

Eu usei o feminino "a" e foi dito que está errado porque era masculino "o". Como saber qual é o gênero ao qual a sentença se refere?

December 8, 2015

Australis

"Onde você a colocou?" = "où l'avez-vous mise ?". Em francês, quando o objeto direto aparece antes do verbo em tempos compostos formados com o auxiliar "avoir" ("avez" nesse exemplo) o verbo que aparece no particípio passado ("mettre" - "mis") deve concordar em gênero e número com esse objeto. Portanto:

  • objeto direto masculino singular: "onde você o colocou?" = "où l'avez-vous mis ?";
  • objeto direto feminino singular: "onde você a colocou?" = "où l'avez-vous mise ?";
  • objeto direto masculino plural: "onde você os colocou?" = "où les avez-vous mis ?";
  • objeto direto feminino plural: "onde você as colocou?" = "où les avez-vous mises ?".

Mais sobre esse tempo verbal aqui: http://professorjeffersonrosado.blogspot.com/2014/06/passe-compose-primeira-parte.html http://professorjeffersonrosado.blogspot.com/2014/06/passe-compose-segunda-parte.html http://professorjeffersonrosado.blogspot.com/2014/06/passe-compose-terceira-parte.html

December 9, 2015

paulocasaca

Muito obrigado Australis!!! Essas duvidas sendo tiradas por vocês aqui ajuda muito no aprendizado!

December 9, 2015

Estudando_12

A concordância do objeto não dá margem a ambiguidades, nesta frase. Estão bem explicadas as quatro estruturas aqui.

Mas o sujeito pode ser singular (você, senhor, senhora) ou plural (vocês, senhores, senhoras). Não é isto?

O sistema não está aceitando "Onde vocês o colocou (pôs)?", "Onde os senhores o colocou (pôs)?" ou "Onde as senhoras o colocou (pôs)?"

February 17, 2019

Australis

Talvez o sistema não tenha aceitado suas sugestões porque você usou o sujeito no plural mas manteve as conjugações no singular (lembre-se que em português o verbo concorda sempre com o sujeito, não com o objeto). As versões plurais corretas são:

  • "Onde vocês o colocaram/puseram?";
  • "Onde os senhores o colocaram/puseram?";
  • "Onde as senhoras o colocaram/puseram?".

Se ainda assim essas respostas estiverem sendo recusadas é porque ainda não foram adicionadas, mas estão todas corretas.

February 17, 2019

Estudando_12

Tem razão, Professor. Lapso. Muita concentração nas frações das frases em detrimento do senso comum. Com uma anomalia desta, até parece que eu nem sou brasileiro.

February 17, 2019

PhilipeB

"onde o meteram", também é uma possibilidade!! se faz favor de considerar correto! thanks in advance.

March 12, 2016

PhilipeB

ouvi a menina da gravação dizer: "u lavê vômi"

April 13, 2016

cezarcamelo

Ouvi "ú lávê vumí" e consegui interpretar - mas é duro adaptar-se à estrutura falada da conjugação francesa.

August 3, 2016

CarolinaBarros12

Uma dúvida, por favor. Deixar é diferente de colocar? Merci

March 13, 2017

antlane

dá para usar os dois como sinônimos, mas não têm o mesmo sentido. Um funcionário pode deixar as ferramentas em qualquer lugar ou colocar no lugar certo. - colocar é o termo preciso para o que se faz com atenção. Por exemplo: deixou o pé no acelerador não é o mesmo que Colocou...

August 23, 2017

HUGODEPINE

EM PORTUGUÊS TAMBÉM SE USA: ONDE O COLOCASTES

July 25, 2017

MuriloStrazzer

O uso do travessão é obrigatório neste caso? Não poderia ser avez vous, sem o travessão?

February 26, 2016

Australis

O uso do hífen é obrigatório em inversões.

February 26, 2016

M3S5J7

M3S5J7- Como saber o gênero da palavra , se é uma frase fora de contexto? Adivinhando ?

May 18, 2018

Australis

Nesse caso, a pronúncia do verbo no particípio passado muda:

  • Objeto masculino: "où l'avez-vous mis ?" - 'u lavê vu mi';
  • Objeto feminino: "où l'avez-vous mise ?" - 'u lavê vu miz'.

Quando a pronúncia é a mesma para os dois gêneros, como com verbos que têm o particípio terminado em 'é' ("je l'ai acheté", "je l'ai achetée"), só com mais contexto pra saber.

May 19, 2018

M3S5J7

Merci !

May 21, 2018

Vic.BR

(a voz engoliu a última palavra)

June 17, 2019
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.