"C'est un dossier difficile."

Tradução:É um dossiê difícil.

12/13/2015, 7:43:31 PM

13 Comentários


jamesbensongreen

Dossier também é usado na língua portuguesa, em tribunais principalmente, basicamente se tornou uma palavra habitual por aqui, não seria correto também responder com "é um dossier difícil"?

12/13/2015, 7:43:31 PM

Gitirana

Sim, se o sentido no contexto da frase em francês (contexto que NÃO está dado) apontar para este significado de "estudo", "processo", "conjunto de informações organizadas sobre uma pessoa ou caso"...

Por outro lado, "dossier" pode significar em francês o que chamamos em português de "espaldar", "encosto" de uma cadeira ou assento... Neste caso não usaríamos a própria palavra francesa neste sentido, só no primeiro sentido, de "estudo"...

O que não pode é essa tradução que eles dão, que está errada! "Diretório" em português (pelo menos no Brasil) só pode ser traduzido em francês como "directoire", num sentido de "conseil d'administration".

Como o pessoal que faz este curso de francês domina o francês, mas não o português, pode ser que eles tenham "achado" essa tradução em um dicionário de Portugal, mas aí seria um regionalismo português recente, na história da língua...

7/2/2016, 5:42:18 PM

AndyCardoso23

diretório?? o que é um diretório (no sentido desta frase)?

6/15/2016, 3:10:46 AM

Gitirana

"No sentido dessa frase" não é NADA, Andy Cardoso... É que o pessoal que trabalha nesse curso sabe francês bem, mas português não... Eles erram muita coisa em português. Podemos usar (em português, e também em espanhol!!) a própria palavra "dossier", que consta no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, ou podemos traduzir como "encosto" ou "espaldar", se o sentido em francês for esse, de um encosto de assento... No sentido de "conjunto de informações ou estudo sobre uma pessoa ou um caso", podemos manter a própria palavra "dossier", como já disse aqui o usuário jamesbensongreen", ou podemos usar termos como "processo", "estudo", etc...

7/2/2016, 5:35:06 PM

rogerioignacio

Penso que a melhor tradução seria "É uma questão difícil". A palavra dossier também pode ser traduzida como questão: http://goo.gl/JRth8Y

9/11/2016, 2:19:44 PM

rogerioignacio

Vejam que em inglês traduziram como: It is a tough case. https://www.duolingo.com/comment/1050850

9/27/2016, 2:36:36 PM

Duval142475

Podemos tsmbém interpretar a palavra dossier como um relatório, não vejo erro nesta interpretação.

12/19/2017, 7:07:29 AM

robervalpp

Em informática, uma estrutura de arquivos constitue um "diretório". https://cours-informatique-gratuit.fr/dictionnaire/dossier/

2/27/2017, 8:34:56 PM

Teresinha

Tem razão! Foi a primeira coisa que aprendi nos anos 1990.... Agora quase não se fala em diretório, ou não?

7/1/2017, 1:28:18 AM

BULUXA2016

Se arquivo é pasta, dossiê, são sinonimos

9/27/2016, 1:56:04 PM

robervalpp

É uma pasta ( um diretorio!) difícil.

2/27/2017, 8:37:55 PM

absalaoneto

Acredito que deveria aceitar "é um arquivo difícil", como tradução. Na questão seguinte, a tradução de dossier é arquivo...

9/10/2017, 10:07:09 AM

Bernadete775020

Em um exercício no início do curso, a tradução dada foi como "relatório".

11/2/2018, 7:32:33 PM
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.