1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "A minha criança está enjoada…

"A minha criança está enjoada."

Tradução:Meinem Kind ist schlecht.

December 14, 2015

27 Comentários


Anne_Lib

Alguém sabe dizer por que aí é dativo? Não deveria ser nominativo, já que é com "sein" e tudo mais?


aanaaaa

É uma boa pergunta que vou tentar te ajudar rsrsrs, veja alguns exemplos :

Wie geht es dir? - como você está? Mir geht es gut - eu estou bem ( ich bin gut - eu sou bom ( em alguma coisa) , nunca use "ich bin gut" para responder que você está bem.

Mein Kind ist schlecht - minha criança é má.

Meinem Kind ist schlecht - minha criança se sente mal.

Ich bin kalt- eu estou fria ou eu sou uma pessoa fria.

Mir ist kalt- eu estou com frio ( sentindo frio)


omh1978

dou-te um 10 pelo exemplo


LgiaGabarr

Nuss entendi!!! Tipo a criança é passiva do enjoo nesse caso.


Anne_Lib

Então, a lógica desses eu entendo, porque tem o "es" como sujeito, teoricamente (e não é "mir ist es kalt"?). Como aí não tem, boiei @_@


aanaaaa

Eu não tenho um nível tão bom em alemão mas se você pesquisar você vai encontrar " mir ist kalt" " Mir ist es kalt." e "Es ist mir kalt" . Calma que estou pesquisando uma fonte aqui rsrs


Anne_Lib

Vou dar uma olhada. Parece trevoso. Muito obrigada!


tcazarim

Me parece que o dativo pode ter um uso para expressar passividade. Eu me lembro de uma canção do Arnold Schoenberg em que o "mir ist" me parecia muito estranho, mas aí me lembrei que em português às vezes falamos ou escrevemos algo como "é-me". É uma estrutura similar, mas parece que no alemão tem outro uso. Vou ver o link que você postou.


flaviodesousa

Tentei acessar hoje (07.01.2021) mas a página está desativada parece que já faz alguns meses. Mas achei uma versão anterior: https://web.archive.org/web/20171211031534/http://canoo.net/blog/2013/09/03/es-kann-einem-auch-ohne-es-kalt-sein


MquinaHuma

Não poderia ser: "Ich bin mit kalt"?


mariahelen806625

Oi aanaaaa, pedi ajuda a minha professora de alemão, online, e ela disse que é nominativo, portanto, "Mein". O Duoligo se enganou...


Serena090926

Porque KIND usa mein e na utea fease meinem????


aanaaaa

Basicamente ele diz que de acordo com a regra "mir ist kalt" não poderia ser aceito por não ter sujeito , mas também diz que todo regra tem exceção e que eles usam sim frases assim quando querem falar sobre algo desagradável que a pessoa está sentindo.


WalkerMarques

É meinem porque esta respondendo wie geht's es deinem Kind? No português isso não aparece, por isso a gente fica confuso e necessita de contexto. Frases soltas são cruéis.


ricalima84

Ainda que esteja respondendo uma pergunta, não faz sentido. A estrutura gramatical de uma oração (sujeito - verbo - complemento) independe disso. Até pq toda afirmação é resposta para alguma pergunta. A explicação de usar o dativo no sujeito para expressar como alguém está se sentindo é mais plausível, embora nada intuitiva.


DavisSchil

Por que está errado se traduzir como: "Mein Kind geht es schlecht."?


ricalima84

Na verdade meinem kind funciona como objeto, é como se a frase começasse "Para minha criança, isso é ruim" = (Zu) Meninem Kind, (es) ist schlecht. Tb demorei pra entender essa inversão e precisei ajuda de um professor de alemao.


CarlosFred393194

Viajei legal nessa!


VargasDigi

O áudio não está funcionando a contento. Não quero mais usar o microfone


LuisaFerro6

Não entendo porque se emprega o dativo


Moreira.Roberto

dativo nessa frase?


JR.244800

Não seria: Mein Kind ist schlecht ???? - minha criança é ruim.


JR.244800

O correto não seria assim: Meinem Kind geht es übel - minha criança está enjoada??? Aí entendo que seria a resposta pra Wie geht es deinem Kind?


CidaBizari

por que usar meinem?

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.