"DerLautsprecheristkaputt."

Tradução:O alto-falante está quebrado.

2 anos atrás

7 Comentários


SandroNorim
SandroNorim

Pode ser: "O altifalante esta avariado."

2 anos atrás

PVeludo
PVeludo

... ou partido.

2 anos atrás

SandroNorim
SandroNorim

avariado, partido, estragado, danificado e se calhar há mais.. Português é assim :)

2 anos atrás

Anborges12

Não estou respondendo, só comentando. Não sei como resolver este problema dos sinônimos no estudo de línguas estrangeiras. Observe o emprego da palavra "preto" como sinônimo de "negro." Eu posso dizer, por exemplo, "Minha camisa é preta", mas não sei se fica bem dizer "Minha camisa é negra" ou "Hoje eu vou à festa de camisa negra". Eu digo "Eu como feijão preto", e não "Eu como feijão negro." Também não digo "A casa foi pintada de negro." Há contextos em que "negro" está ligada à raça.

Por outro lado, eu digo, de forma equivalente "A situação está negra/preta." "O preto/negro/escuro dos seus olhos é que me encanta." "Eu toquei naquela mão preta/negra, suave e delicada" etc.

Certas palavras trazem também uma carga semântica que traduz preconceitos raciais, conotações sociais históricas positivas ou negativas. Por exemplo, se eu disser, "Minha mulher é negra mas a sua é preta.", eu posso estar correndo o risco de apanhar ou de ser processado por preconceito racial. Ou seja, a palavra "preto", no último exemplo, significa mais do que apenas a cor. É a sua carga semântica negativa, o estigma que a coitada da palavra carrega. Se alguém tiver bibliografia sobre o assunto, divulgue. Até mais.

2 anos atrás

LuciliaMar10

Em Portugal " ist Kaputt" = está avariado , está estragado Não se usa o verbo quebrar neste sentido, quebrar tem o significado literal de partir

7 meses atrás

LuciliaMar10

Muito Obrigada Anborges. Um abraço

7 meses atrás
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.