"Ich werde meinem Hund folgen."

Tradução:Vou seguir o meu cachorro.

2 anos atrás

14 Comentários


SandroNorim
SandroNorim

Pode ser: "Eu vou seguir o meu cão."

2 anos atrás

Ramses_Tasca

pode

2 anos atrás

phaeluis
phaeluis

Também coloquei esta resposta hoje, mas não foi aceito.

2 anos atrás

Vassilis3
Vassilis3

Ao contrario «Eu seguirei o meu cão» é aceito.

2 anos atrás

WedencleyA

Não se trata propriamente de erro, mas de um uso pouco funcional.

"Irá" "irei" já estão no futuro. Utilizamos a forma composta (vai, vou "seguir") como uma variante do verbo principal no futuro. Se é para usar o auxiliar no futuro, talvez fosse melhor utilizar o verbo principal logo.

1 ano atrás

ch.altheman

Ou: Eu irei seguir meu cão?

2 anos atrás

Ramses_Tasca

pode

2 anos atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

vou seguir (correto)

seguirei (correto)

irei seguir (incorreto) (mas é possível coloquialmente)

(eu) vou seguir o meu cachorro) / (eu) seguirei o meu cachorro

irei com meu cachorro / vou ir com meu cachorro essa ultima parece errada por ser redundante, mas usamos assim para forma composta.

irei seguir esta gramaticalmente incorreto no nosso idioma.

1 ano atrás

Ramses_Tasca

De onde você tirou essa regra????

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

onde você vê erro?

jamais quero desmerecer seus comentários (que por sinal me ajudam bastante por aqui sempre que os vejo), por isso a minha dúvida.

aqui alguns links, caso lhe interesse:

http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/ira-fechar-ou-vai-fechar.jhtm

https://diariodeumlinguista.wordpress.com/2016/04/13/eu-irei-ou-eu-vou-ir-como-se-faz-o-futuro-do-presente-do-indicativo/

1 ano atrás

Ramses_Tasca

Li os dois links... agora compreendo melhor o que você está tentando mostrar.

Excelente observação. Eu não costumo usar "irei seguir" (ou semelhantes)... e só notei o "erro" que você mencionou agora. Se pensar que "irei" é o mesmo que "vou ir", realmente fica estranho falar "irei seguir" (vou ir seguir).

Não sei se chega a ser um erro gramatical (os links que você mandou não deixam isso claro), mas realmente é estranho e agora percebo isso.

Grato

1 ano atrás

Alan.Botelho
Alan.Botelho

Vale lembrar que o futuro em português começou composto: "hei de seguir", que depois foi invertido para "seguir-hei" e então "seguirei". Até por isso surgiu a suposta mesóclise: "hei de segui-lo" virou "segui-lo-hei" e então "segui-lo-ei". Hoje o verbo haver caiu em desuso como auxiliar do futuro. Provavelmente as pessoas acham que a forma composta do futuro se faz com "irei" e não com "hei". Não percebem que irei é "hei de ir" = "ir-hei".

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

:D

Verdade, Ramses. E obrigada pelo retorno.

Acho que aqui esta sucinto:https://www.conjugacao.com.br/locucao-verbal/ (Se puder, de uma olhada e me diga se faz sentido e esta correto.) so um complemento

1 ano atrás

ataskacomeres
ataskacomeresPlus

" Eu SEGUIREI o meu cão/cachorro.

5 meses atrás
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.