https://www.duolingo.com/DosPassos7

O que os motivou a aprender outra língua?

Eu sem muito esforço consegui aprender inglês vendo seriados e lendo páginas em inglês na internet. O que eu notei é como se o conteúdo da Internet aumentasse 10 vezes de tamanho depois que se aprende inglês. Eu já tinha feito antes uns 6 meses de curso, mas a única coisa que aprendi nesse espaço de tempo foi verbo to be, conjugação de verbos, etc. Hoje, acho que única dificuldade que eu teria, caso fosse aos EUA, seria para ter uma certa fluência ao falar, porque eu acabo embolando tudo (não sei se me entenderiam), mesmo sabendo a pronúncia certa, ou então compreender algumas palavras incomuns quando alguém está falando (principalmente sobre política).

Hoje estou tentando aprender Espanhol por aqui, através do Inglês para ir aperfeiçoando. Mas para acrescentar algo ao currículo e também para ver se a Internet aumenta de tamanho também, como no caso com Inglês, apenas para ter mais oportunidades.

Vejo na Internet, várias pessoas pregando o aprendizado de línguas pelo simples propósito de aprender, ou porque a língua é bonita e outras baboseiras. Não entendo isso. Vejo sempre o aprendizado de língua como um meio, não como um fim tal como essas pessoas enxergam.

Parece que eles aprendem línguas que nunca irão usar no dia a dia. Eu aprendi Inglês e uso diariamente pela Internet, não imagino mais minha vida sem ter aprendido Inglês (principalmente porque quero ir morar fora). Outra coisa inútil que vejo são pessoas aprendendo uma língua simplesmente pela cultura de um país que planejam visitar um dia, ou seja, gastam uma infinidade de tempo (cerca de 3 anos, ou 4000 horas de estudo) para aprender uma língua que não usarão por mais de um mês no seu tempo de vida. Isso definitivamente não me parece um bom negócio.

Como disse antes, seria melhor se enxergassem o aprendizado de línguas com um meio para um fim, não como um fim em si mesmo. Penso que desse modo as pessoas poderiam aplicar mais eficientemente o curto espaço de tempo que têm em suas vidas, ao invés de gastarem tempo e esforço em objetivos vãos.

PS: Desculpem se meu texto parecer hostil a algumas pessoas.

2 anos atrás

5 Comentários


https://www.duolingo.com/JosVictorViana

Nenhuma língua aprendida é em vão, cada um aprende uma língua por um motivo, nem todos aprendem uma língua por necessidade profissional ou por mais oportunidades. Aprender uma língua por achar ela bonita ou aprender por se interessar pela cultura de um país não é inútil, eu mesmo aprenderei italiano, não por alguma necessidade, mas porque amo a Itália e mesmo assim não verei esse aprendizado como algo inútil.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/DosPassos7

Aprender uma língua que nunca irá utilizar é sim em vão, exceto se o objetivo é puramente se divertir no aprendizado. Mas agora lhe faço uma pergunta: será que não existem infinitas coisas mais divertidas de se fazer do que aprender línguas?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/TheOicle

Guy, Each one use the brain for express your opinion. You making that now. Do you understand?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/DosPassos7

That's obvious. What's your point?

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/jacqueg21

Acho que é bastante subjetivo. O que é "divertido" e "em vão" para você pode não ser pra mim, como percebi. Aprendi inglês sozinha também e isso ampliou bastante meus horizontes, tornei-me apaixonada em aprender novos idiomas pelo simples fato de sabê-los e usá-los diante da oportunidade (como aconteceu de ter que falar inglês e espanhol em um trabalho), sendo que o espanhol eu só me interessei em aprender porque gosto de futebol e meu jogador favorito é uruguaio. Aprender novos idiomas e novas culturas são partes da minha profissão. Para mim não é inútil gastar meu tempo com isso, pois o tempo passa de qualquer forma. :)

2 anos atrás
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.

Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.