O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Il mange du pain."

Tradução:Ele come pão.

2 anos atrás

6 Comentários


augen_gnaisse

"il mange le pain" é correto?

2 anos atrás

ruama
ruama
Mod

Não, porque a sua resposta usa artigo definido (le), portanto fala de um pão específico. Tradução: Ele come o pão.

Mas a frase do Duolingo fala de pão em geral, sem especificar a quantidade, por isso usa o artigo partitivo du.

2 anos atrás

antonio62062

Nao esta aceitando a letra o.

1 ano atrás

ruama
ruama
Mod

Como assim? Você quer dizer que não se aceita a tradução "Ele come o pão"? É porque isso corresponde à frase "Il mange le pain", que é diferente de "Il mange du pain" (Ele come pão).

1 ano atrás

Kau583076

Não entendi o du e nem sei o que é du

1 ano atrás

ruama
ruama
Mod

Du é um artigo partitivo. Eu gosto de compará-los com os artigos indefinidos. Em francês, existem os artigos indefinidos singulares assim como em português.

  • un = artigo indefinido singular masculino francês
  • une = artigo indefinido singular feminino francês
  • um = artigo indefinido singular masculino português
  • uma = artigo indefinido singular feminino português

Usa-se os artigos indefinidos ao se referir a uma unidade de algo qualquer. Por exemplo:

  • Eu sou uma mulher. = Je suis une femme.
  • Você é um homem. = Tu es un homme.
  • Ele comprou um carro. = Il a acheté une voiture.
  • É uma ideia interessante. = C'est une idée intéressante.

Du, de la, de l' e des são artigos partitivos, que são como artigos indefinidos, porém usados com substantivos plurais ou incontáveis (que ficam no singular).

  • du = usado com substantivos masculinos singulares iniciados com consoante
  • de la = usado com substantivos femininos singulares iniciados com consoante
  • de l' = usado com substantivos femininos e masculinos singulares iniciados com vogal ou -h mudo
  • des = usado com substantivos plurais de qualquer gênero e qualquer inicial

Para esses casos, não existe artigo em português, porém os partitivos são obrigatórios em francês.

  • Nós somos __ mulheres. = Nous sommes des femmes.
  • Vocês são __ homens. = Vous êtes des hommes.
  • Ele comprou __ vinho. = Il a acheté du vin.
  • Tem __ areia no meu sapato. = Il y a du sable dans ma chaussure.
  • Eu tenho __ dinheiro. = J'ai de l'argent.
  • As crianças tomam __ sopa. = Les enfants mangent de la soupe.
  • São __ ideias interessantes. = Ce sont des idées intéressantes.

Outra forma de pensar é que, em francês, os substantivos quase sempre devem estar acompanhados de um determinante - artigos (la, le, un, etc.), adjetivo possessivo (ma, ton, votre, etc.), adjetivo demonstrativo (ce, cette, ces, etc.), numeral (un, deux, trois, etc.). O artigo partitivo é usado quando, em português, não se usa determinante nenhum.

http://www.prof2000.pt/users/anaroda/pfrances/partitifs_debut.htm

1 ano atrás