O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/Nilo.Pabulo

Gostaria de um conselho dos mais experientes sobre aprende dois idiomas ao mesmo tempo.

Gostaria de sabe se vale apenas emergir eu duas linguás, ou mais, para aprender ou não. Gostaria muito de aprender mais de um idioma, mas faço faculdade e trabalho e acho que não consigo fazer dois curso ao mesmo tempo, mas quero uma opinião de alguém que já tentou, ou que conseguiu, quais as suas metodologias, se a pessoa se sentiu confusa com regras gramaticais de linguás diferentes. Qualquer opinião é valida.

Ultima pergunta: comecei o Duolingo a um mês e em media faço 50xp por dia. Será que eu consigo conclui o Duolingo ou pelo menos domina o idioma do inglês para fala com um nativo até junho de 2016.

abraço e agradeço a ajuda e as experiencias de vocês.

14
2 anos atrás
1

22 Comentários


https://www.duolingo.com/Voltaire_
Voltaire_
  • 12
  • 12
  • 11
  • 11
  • 9
  • 8
  • 6

Terminei a árvore do Duolingo anteontem e afirmo: para quem não sabia quase nada, o Duolingo foi um grande avanço; porém, está longe de ser o curso. Agora estou buscando outras fontes para chegar ao nível intermediário. Um abraço!

8
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/RaoneDenzel

Li em algum lugar(acho que foi na imersão) um texto em que um poliglota dizia que só é bom aprender duas línguas ao mesmo tempo quando essas línguas forem da mesma família ou tronco.Um exemplo é o português e o espanhol,que se originam do latim.Ou até mesmo inglês e alemão,já que ambas são da família germânica.Ele também dizia que a dificuldade do idioma também impacta na aprendizagem,pois é muito mais fácil aprender uma língua de grau fácil ou médio — o inglês e o espanhol,como exemplo para nós falantes de português— ao mesmo tempo do que duas complexas,como o russo e o japonês,que contêm muitos símbolos e sons fonéticos completamente diferentes.A motivação para se aprender uma língua também conta (e muito) para aprende-la,seja lá qual ela for.

Espero ter ajudado,abraço.

8
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/IamBrazilian
IamBrazilian
  • 19
  • 13
  • 10
  • 9
  • 3
  • 32

Eu acredito que é relativo de pessoa para pessoa essa questão de idiomas da mesma família, pois já vi muita gente falando que é bom aprender idiomas de famílias diferentes, que ai eles não se confundiriam. Sendo que eu tentei aprender duas línguas germânicas ao mesmo tempo, que foram alemão e sueco, e confundi coisas simples, como vocabulário (é impossível confundir gramática pelo menos).

Embora, de fato um idioma ajuda a complementar o outro, caso eles sejam do mesmo tronco, e caso a pessoa não tenha o problema que eu tive. Mas fica a minha experiência como exemplo de que às vezes não pode dar certo :(

Eu conheço gente aqui no Duolingo que aprende muitos idiomas aleatórios ao mesmo tempo (eles aprendem mesmo), só que a dedicação deles é maior. É melhor o Nilo tentar, ai ele vai saber se vai ou não dar certo. Tomara que isso tenha sido útil, e bom comentário RaoneDenzel!

2
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/RaoneDenzel

É verdade,pode variar de pessoa para pessoa,já vi aqui mesmo no Duo pessoas que tiveram(como você) dificuldade de aprender inglês e alemão ao mesmo tempo.Embora possa dar certa para outras.

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/albertocosta.his

Olá,

Não recomendo que você tente aprender mais de uma língua ao mesmo tempo. Tentei fazer isso há alguns anos atrás, estudando francês e alemão simultaneamente, e não consegui evoluir em nenhuma.

O primeiro problema é a falta de tempo: aprender outra língua é um empreendimento que exige bastante tempo; O segundo é confundir uma língua com a outra, especialmente se forem próximas (como espanhol e italiano).

Recomendo que estude uma e quando atingir o nível que deseja na primeira comece a estudar a segunda. Recomendo também que estude todos os dias. É preferível estudar dez minutos diariamente do que duas horas de uma vez uma vez por semana.

Bom trabalho.

6
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/jlucasromero.b

Essa discussão é antiga aqui no Duo, Nilo, em um outro post eu comentei que o ideal seria apenas uma, até porque não levamos em consideração nossa língua materna, porém cada dia você aprende um termo novo, uma regra nova e etc no próprio português, parece pequeno, mas organizar tudo isso no palácio da memória não é tão fácil. Tente pegar fluência no inglês, depois parta para o espanhol (não nessa ordem), o importante é manter uma frequência de estudo. Só não caia na falácia de que é "possível alcançar fluência em poucos meses" com algumas palavras, não é impossível mas é preciso estar em uma imersão absurda para tal. Use o Duo como um complemento.

6
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/albertocosta.his

Sobre a última pergunta:

Creio que se você estudar apenas o Duolingo não será capaz de conversar com fluência com um nativo ou não será capaz de conversar com um nativo sobre nada além de coisas bastante básicas.

Essa é a minha opinião baseado em minha experiência pessoal, mas há controvérsias. Sei de gente por aí que afirma que conseguiu aprender a falar inglês apenas com o Duolingo e é capaz de discutir qualquer assunto com fluência e sem sotaque nem hesitação. Desconfio.

Abraço.

4
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Francineud8

Concordo com você caro amigo. Para que se consiga ser fluente, e preciso sim convívio com nativos ou pelo menos aulas presenciais; na minha opinião...

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Rafael685471

Olá Nilo, sem querer ser muito vago, a resposta às suas perguntas dependerá de vários fatores. Em primeiro lugar, aprender dois idiomas ao mesmo tempo de forma autodidata é possível sim. Porém existem tantas formas de aprender um idioma quantos alunos há no mundo. Cada caso é um caso, mas existem algumas diretrizes que pude traçar com a experiência. 1 Aprender dois idiomas quando ainda não se tem qualquer familiaridade com nenhum outro além da língua natal é bastante complicado e pode gerar problemas e vícios. Recomendo que você crie familiaridade com apenas um primeiramente e depois pegue mais "pesado" com o outro. 2 estude o segundo idioma a partir do primeiro idioma aprendido: Percebi que isso ajuda a "destravar" nossa mente do vício de sempre traduzir a palavra aprendida na língua natal, nos ajudando a pensar no idioma escolhido, o que é essencial no aprendizado de qualquer língua. 3 procure não depender apenas de uma plataforma de aprendizagem: lembre-se que o duolingo é apenas um dos muitos recursos que temos hoje em dia e a internet pode ser muito vasta em material de estudo gratuito se você souber fuçar. 4 nunca esqueça que uma língua não se resume a lições: línguas são partes vivas das culturas do mundo, e como tal precisam ser alimentadas com estudos culturais (de preferência na língua que se quer aprender). Baixe e leia livros, assista vídeos, faça amizades de outros países se possível. 5 língua exige repetição de práticas de tradução, leitura reflexiva, etc. 6 leia em voz alta alguns minutos por dia textos no idioma ou idiomas escolhidos, fiz isso lendo dicionários francês-francês e inglês-inglês em voz alta e surtiu bons efeitos, pois existe uma relação forte entre o aprendizado e nosso sistema motor, especialmente se tratando da linguagem (mas não convém falar muito disso aqui). Por isso, se puder aprender com um amigo com quem possa combinar de conversar no idioma ou idiomas escolhidos, você terá um aprendizado bem mais rápido e favorecido. 7 mas nunca se esqueça de que, por melhor que você esteja no idioma, só vivendo nos lugares em que realmente é falado é que você poderá obter domínio real de como o idioma é naturalmente falado. Por fim 8 não estime tempo para o aprendizado do idioma; não somos máquinas e uma língua não é baixada por "download", com tempo estimado. Cada um tem um ritmo. Se sua pergunta com relação ao tempo foi por conta de alguma viagem marcada ou planejada, talvez viajar e se deixar arriscar mesmo não sabendo o suficiente seja também uma ótima didática. Ouvi de colegas que se soltaram em idiomas fazendo loucuras assim.

Bem, isso é o que penso... espero ter ajudado um pouco...

Até

3
Responder12 anos atrás

https://www.duolingo.com/eipaul
eipaul
  • 11
  • 8
  • 8
  • 6
  • 4

Mereceu lingots pelas dicas, que inclusive valeram para mim. Ademais, concordo com o seu ponto de vista sobre a importancia de largar esses problemas e vicios, responsaveis por atrasar e dificultar o aprendizado, citados pelo texto.

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Rafael685471

Valeu o elogio! É muito legal participar de comunidades como essa. Muita gente já me ajudou aqui e espero poder sempre ter um tempo para fazer o mesmo. Realmente, os vícios podem ser muito perigosos e exigem atenção. Mas quando vamos inserindo o idioma novo no nosso dia-a-dia, convivendo com ele, acabamos absorvendo-o melhor. Começamos a pensar no idioma e não mais necessitamos da nossa língua materna para traduzi-lo. Isso é o que evita muitos problemas sem demandar tanto esforço.

1
Responder12 anos atrás

https://www.duolingo.com/FernandoThibes

Nilo.Pabulo uma experiencia pessoal que quem sabe te ajude, acabo de terminar a arvore de ingles e segundo o Duolingo tenho 50% de fluencia. Com base nisso estou praticando com filmes e musicas com legendas em ingles apenas, tbm troquei a lingua madre do meu duolingo para espanhol, assim pratico ingles e espanhol. estou aprendendo com muito mais facilidade essas linguas do que fazendo duas ao mesmo tempo já de inicio.

2
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Andercius23

Se foque em apenas um,aprender um idioma demanda tempo, quem dirá dois. Estava aprendendo italiano e espanhol, mas resolvi me dedicar somente em um. Quando estiver dominando o inglês, daí sim, faça outro curso de odioma.

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/kamilaars

Comigo não deu certo. Eu já tentei com inglês e espanhol, mas tive que parar e escolher um. Não tava dando muito certo, eu não estava conseguindo absorver muita coisa de nenhum dos idiomas, então decidi aprender um por vez.

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/renato.pinho

Hey there. Is very difficult. my advice is that you try only one totally.

1
Responder22 anos atrás

https://www.duolingo.com/ednux
ednux
  • 25
  • 10
  • 8
  • 4
  • 1603

Tanto faz, o importante é conhecer os seus limites. Experimente, se você conseguir manter o ritmo então continue, se não fique apenas com um idioma. Acho que você consegue até junho se, você se esforçar bastante e trabalhar duro.

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/guilhermefjader

Olha aprender duas línguas na minha opinião não seria difícil pois sabemos português e estamos aprendendo inglês. E não seria muito facil terminar o duolingo até lá mas boa sorte!

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Je.Suis.Napoleon
Je.Suis.Napoleon
  • 25
  • 23
  • 22
  • 16
  • 9
  • 2
  • 2

Nilo.Pabulo, não o aconselho a fazer 2 idiomas ao mesmo tempo.

  • Obs.: antes de tudo, estou considerando que vc pratica o duolingo através do site, não através de apps de smarthphones.

1o motivo: pelo que vc mesmo relatou, vc não tem muito tempo para se dedicar. Aprender idiomas exige tempo e, mais vale qualidade que quantidade;

2o motivo: cada um é cada um, mas acho 50xp por dia pouco. Não é para te desanimar e, até pq tem pessoas aqui no duolingo que fazem cerca de 50xp por dia e já possuem ofensiva maior que a minha, mas eu (particularmente, apenas para enfatizar), acho pouco. Não acho difícil alguém conseguir fazer pelo menos 200xp no modo cronometrado. Vc pode dividir esse treino ao longo do dia. Se ainda não tiver, sugiro que compre na lojinha do duolingo o modo de revisão por cronômetro. Este, trará mais qualidade e foco aos seus treinos;

3o motivo: não sei se é por falta de prática ou falta de cuidado mesmo, mas tenha mais cuidado com o seu português. Não estou querendo ofender nem nada disso, mas é uma dica que daria ao meu irmão, se necessário. Talvez o 2o idioma ao qual vc precise praticar seja o português (ou quem sabe colocá-lo em 1o lugar e deixar o inglês em 2o). Não sou o fodão do português e também não digo que não erro (na verdade, tenho estudado um pouco de português nesta semana, pois estou precisando melhorar o meu também), mas pude perceber diversos erros de concordância e conjugação básica no seu texto.

E o mais importante, não desista nunca e sempre mantenha o contato com o idioma alvo (seja inglês ou o que for).

1
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Nilo.Pabulo

rsrsrs, não se preocupe. Eu não temo as criticas, até as negativas, pois busco sempre evoluir no meu conhecimento, mas você poderia ser mais especifico onde você encontrou os erros. Sou e moro no interior da Bahia e pode ser que você tenha achado apenas um vicio de linguagem, não sei. Repito, não vejo problema nem um em me fazer criticas.

abraço, Nilo

0
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Je.Suis.Napoleon
Je.Suis.Napoleon
  • 25
  • 23
  • 22
  • 16
  • 9
  • 2
  • 2

Passando rapidamente o olho, vc utilizou os verbos "aprende, sabe e conclui" quando o correto seria no modo infinitivo "aprender, saber e concluir", respectivamente. Ainda, "dois curso", "vale apenas emergir" => "dois cursos", "vale a pena emergir". Enfim, foi só para enfatizar alguns.

Na verdade, tenho visto muito erro de conjugação pela internet (muito mais que alguns anos atrás). Pelo que pude perceber, muitos não sabem como conjugar verbos.

Como eu disse antes, se foi escrito sem cuidado, ignore o que eu disse. Se foi por falta de conhecer uma forma adequada, aí sim fica minha sugestão. Não gosto de ficar corrigindo ninguém. Desta vez, acabei comentando.

Abraço, bons estudos!

0
Responder2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Alexandre403619

Olá meu caro. Não seria imergir(imersão em dois cursos) ao invés de emergir? Você não notou isso?

Au revoir!

0
Responder1 ano atrás

https://www.duolingo.com/Francineud8

Olá Nilo! Bom eu estudo Inglês e espanhol ao mesmo tempo e minha tática é assim que passo de nível de um idioma, mudo para o outro e reforços as unidades até passar de nível e vice e versa; não sei se funcionará para você mas para mim está dando certo

Abraços.

0
Responder2 anos atrás