O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Ela está cheia de luz!"

Tradução:Sie ist voller Licht!

2 anos atrás

16 Comentários


carlosadamy
carlosadamy

O correto não seria "Sie ist volles Licht", pois é "DAS Licht"?

2 anos atrás

Ramses_Tasca

Aí a tradução seria algo como "Ela é o luz do cheio", "Ela é o completo da luz". (???? não faz sentido)

"voller" se refere à "sie"... afinal é "ela" quem está "cheia", e não a "luz". Ou seja, "voller" respeita o sujeito e não o resto do predicado. ("Voller", aliás, é o núcleo do predicado).

2 anos atrás

Ramses_Tasca

No exemplo do duolingo, Voller quer dizer CHEIO DE.

Voller é um Adjektiv indeklinabel nesse exemplo do Duolingo. Ou seja: Ele não é uma declinação de "voll". Não é como se ele tivesse que estar sendo declinado em relação a sie ou a Licht, etc. ( Aliás, "licht", nessa caso não é objeto, mas sim Complemento Nominal).

No português, não temos como modificar a palavra "cheio" colocando um sufixo, como o alemão faz ( voll --- vollER ). Por isso usamos uma preposição, o de --- "cheio de".

Resumindo:

Voll = cheio, repleto, completo, lotado, pleno etc. (pode ser declinado; dependerá do contexto, da frase, o que se quer dizer...)

Voller (nessa caso em que é um adjetivo indeclinável) = cheio DE (alguma coisa), repleto DE (alguma coisa) etc.


Não sei se me fiz claro. Abaixo deixo três exemplos onde voll está sendo declinado - talvez esclareça melhor o problema:

"Ich habe volles Vertrauen (n) in die Präsidentschaft dieses Landes."

("Tenho confiança total na presidência desse País.")

...

"Es gibt eine absolute Garantie für die volle Umsetzung (f) der Regeln."

("Há uma garantia absoluta de plena implementação das regras.")

...

"Mein voller Name (m) ist Serginho Malandro."

("Meu nome completo é Serginho Malandro".)

2 anos atrás

Vassilis3
Vassilis3

Obrigado!

2 anos atrás

Ramses_Tasca

;) Não por isso...

2 anos atrás

gmoreno53

obrigada, super explicação. Fiquei com a mesa dúvida

1 ano atrás

Angelade12
Angelade12

Nossa, perfeito! Obrigada.

8 meses atrás

dandourado
dandourado

Pelo que vi, voller é uma preposição, não? (pelo menos é o que diz o Wikitionario, rs). Só não entendi qual a diferença de uso entre voller e voll

2 anos atrás

Thales925734
Thales925734

Voll é adjetivo e significa "cheio". Podemos dizer "Das Glass ist voll" ("O copo está cheio"), "Das volle Glass ist auf dem Tisch" ("O copo cheio está sobre a mesa"). Já voller significa "cheio de". Exemplo "Er ist voller Stolz" ("Ele está cheio de orgulho").

2 anos atrás

mdentinho
mdentinho

Porém "voller" não é adjetivo e sim uma preposição.

2 anos atrás

choracavaco

Parece que essa palavrinha é motivo de muito debate. Se você tiver coragem, aqui estão 29 páginas sobre ela, qualificada pelo autor de 'quase-preposição'. https://corpling.uis.georgetown.edu/amir/pdf/case_for_caseless.pdf Só pelo fato de ser invariável, fiquei fã.

2 anos atrás

Ramses_Tasca

Grato, choracavaco!

2 anos atrás

mdentinho
mdentinho

Sim, de acordo com o Duden (que é o dicionário usado pelo professores aqui na Alemanha), é sim uma preposição: http://www.duden.de/rechtschreibung/voller

Uma preposição no GENITIVO formada a partir do adjetivo voll.

2 anos atrás

Vassilis3
Vassilis3

Em qualquer caso, eu também não entendo a frase nem sequer a tradução. O sujeito (sie) é feminino, o objeto (Licht) é neutro e o adjetivo (voller) é no caso masculino, há alguma explicação?

2 anos atrás

choracavaco

"Voller" é um derivado de "voll" que cristalizou-se e ganhou vida própria como termo invariável. Significa CHEIO/A/OS/AS DE e não depende dos substantivos que o antecedem e que o seguem.

2 anos atrás

Ramses_Tasca

Valeu, choracavaco.

2 anos atrás