"Er hatte Brot gegessen."

Tradução:Ele tinha comido pão.

3 anos atrás

20 Comentários


lfrmoda

de onde vem esse "geg" no gegessen?

3 anos atrás

Ramses_Tasca

Como disse dandourado, é o particípio de essen --- comIDO.

Outros exemplos:

Lesen --- gelesen --- lido.

Kaufen --- gekauft --- comprado.


O "geg" (com um "g" a mais) para o particípio de essen, está ali como recurso fonético... ao invés de falar geessen, se fala geGessen. (Aliás, gegessEN é um verbo irregular. Em geral, o particípio é formado por "ge(...)t"... mas ao invés de se dizer "geisst", se fala "gegessen")

++ Numa analogia bem porca: Pense no verbo "dizer", em português. Em várias situações ele também não obedece a "regra normal". Por exemplo:

Não se fala: "Ele dizeu". --- se fala: "Ele disse" ou "Ele havia dito".

3 anos atrás

lfrmoda

Muito obrigado pela explicação detalhada! Faz sentido!

Abraços!

3 anos atrás

Ramses_Tasca

De nada. Se ajudou, está valendo. :)

3 anos atrás

dandourado

É o particípio do verbo essen.

3 anos atrás

MarcosWsl

Por que "Er hatte"? De onde vem esse "hatte"?

2 anos atrás

R.Dysangelium

Olhando para cima com todos esses ótimos comentários posso te responder individualmente que hatte gegessen vem do pretérito mais-que-perfeito. '' Er hatte Brot gegessen" poderia ser traduzido também como o dandourado sugeriu, o Vassilis3 ressaltou que já está aceitando.

2 anos atrás

FPunchSamurai

não era passado perfeito? porque do nada tá traduzindo como particípio ou passado mais que perfeito?

1 ano atrás

choracavaco

O problema é que, como tantas outras coisas aqui, os nomes dos tempos verbais também estão mal traduzidos (correspondem, em geral, à nomenclatura inglesa, e não à das línguas em questão).

O que aqui é chamado de "Pres. Per." ("present perfect") se chama "Perfekt" em alemão, que é um passado composto que corresponde aos nossos pretéritos perfeito e imperfeito. O que aqui é chamado de "Pas. Per." ("past perfect") é o "Plusquamperfekt" alemão, o nosso pretérito mais-que-perfeito.

5 meses atrás

R.Dysangelium

er hatte gegessen é pretérito mais-que-perfeito e esse tempo verbal não é intercambiável com pretérito perfeito/imperfeito.

1 ano atrás

FPunchSamurai

é que no título da unidade tá escrito "passado perfeito"

1 ano atrás

R.Dysangelium

Ah, é difícil saber assim, porque as perguntas que vem para o fórum não tem um indicador de qual unidade ela está localizada. Tenho quase certeza que nesse curso (alemão-português) não tem uma unidade específica para o Plusquamperfekt, para falantes de Inglês tem.

Outra coisa que notei também é que frases no Imperativo já apareceram em unidades básicas. Deve ser só um bug do sistema, mas não deixa de ser uma oportunidade para aprender novas nuances.

1 ano atrás

Alice252179

O primeiro exercício eles colocaram Er hat Brot gegessen. Aí veio o terceiro exercício , e eu coloquei como eles , mas entäo , näo aceitaram . Como pode ? Isso näo é correto.

1 ano atrás

R.Dysangelium

singular

  • er hat Brot gegessen / er Brot

    ele comeu pão / ele comia pão (indicativo pretérito perfeito e imperfeito)

  • er hatte Brot gegessen

    ele tinha comido pão/ele comera pão (indicativo pretérito mais-que-perfeito)


plural

  • sie haben Brot gegessen / sie aßen Brot

    eles comeram pão / eles comiam pão (indicativo pretérito perfeito e imperfeito)

  • sie hatten Brot gegessen

    eles tinham comido pão / eles comeram pão (indicativo pretérito mais-que-perfeito)

1 ano atrás

Thelector

Dankeschön!

6 meses atrás

R.Dysangelium

Gern geschehen!

6 meses atrás
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.