"Er hatte Brot gegessen."

Tradução:Ele tinha comido pão.

1/8/2016, 12:15:04 AM

20 Comentários


lfrmoda

de onde vem esse "geg" no gegessen?

1/8/2016, 12:15:04 AM

Ramses_Tasca

Como disse dandourado, é o particípio de essen --- comIDO.

Outros exemplos:

Lesen --- gelesen --- lido.

Kaufen --- gekauft --- comprado.


O "geg" (com um "g" a mais) para o particípio de essen, está ali como recurso fonético... ao invés de falar geessen, se fala geGessen. (Aliás, gegessEN é um verbo irregular. Em geral, o particípio é formado por "ge(...)t"... mas ao invés de se dizer "geisst", se fala "gegessen")

++ Numa analogia bem porca: Pense no verbo "dizer", em português. Em várias situações ele também não obedece a "regra normal". Por exemplo:

Não se fala: "Ele dizeu". --- se fala: "Ele disse" ou "Ele havia dito".

1/31/2016, 9:34:32 PM

lfrmoda

Muito obrigado pela explicação detalhada! Faz sentido!

Abraços!

2/1/2016, 2:01:35 AM

Ramses_Tasca

De nada. Se ajudou, está valendo. :)

2/1/2016, 6:12:12 PM

dandourado

É o particípio do verbo essen.

1/8/2016, 10:42:10 AM

MarcosWsl

Por que "Er hatte"? De onde vem esse "hatte"?

11/16/2016, 7:59:19 PM

R.Dysangelium

Olhando para cima com todos esses ótimos comentários posso te responder individualmente que hatte gegessen vem do pretérito mais-que-perfeito. '' Er hatte Brot gegessen" poderia ser traduzido também como o dandourado sugeriu, o Vassilis3 ressaltou que já está aceitando.

11/19/2016, 1:37:33 PM

FPunchSamurai

não era passado perfeito? porque do nada tá traduzindo como particípio ou passado mais que perfeito?

9/7/2017, 6:29:22 PM

choracavaco

O problema é que, como tantas outras coisas aqui, os nomes dos tempos verbais também estão mal traduzidos (correspondem, em geral, à nomenclatura inglesa, e não à das línguas em questão).

O que aqui é chamado de "Pres. Per." ("present perfect") se chama "Perfekt" em alemão, que é um passado composto que corresponde aos nossos pretéritos perfeito e imperfeito. O que aqui é chamado de "Pas. Per." ("past perfect") é o "Plusquamperfekt" alemão, o nosso pretérito mais-que-perfeito.

8/31/2018, 3:47:34 PM

R.Dysangelium

er hatte gegessen é pretérito mais-que-perfeito e esse tempo verbal não é intercambiável com pretérito perfeito/imperfeito.

9/7/2017, 6:35:26 PM

FPunchSamurai

é que no título da unidade tá escrito "passado perfeito"

9/7/2017, 6:43:17 PM

R.Dysangelium

Ah, é difícil saber assim, porque as perguntas que vem para o fórum não tem um indicador de qual unidade ela está localizada. Tenho quase certeza que nesse curso (alemão-português) não tem uma unidade específica para o Plusquamperfekt, para falantes de Inglês tem.

Outra coisa que notei também é que frases no Imperativo já apareceram em unidades básicas. Deve ser só um bug do sistema, mas não deixa de ser uma oportunidade para aprender novas nuances.

9/7/2017, 6:50:03 PM

Alice252179

O primeiro exercício eles colocaram Er hat Brot gegessen. Aí veio o terceiro exercício , e eu coloquei como eles , mas entäo , näo aceitaram . Como pode ? Isso näo é correto.

10/21/2017, 11:16:13 AM

R.Dysangelium

singular

  • er hat Brot gegessen / er Brot

    ele comeu pão / ele comia pão (indicativo pretérito perfeito e imperfeito)

  • er hatte Brot gegessen

    ele tinha comido pão/ele comera pão (indicativo pretérito mais-que-perfeito)


plural

  • sie haben Brot gegessen / sie aßen Brot

    eles comeram pão / eles comiam pão (indicativo pretérito perfeito e imperfeito)

  • sie hatten Brot gegessen

    eles tinham comido pão / eles comeram pão (indicativo pretérito mais-que-perfeito)

10/21/2017, 12:47:02 PM

Thelector

Dankeschön!

8/16/2018, 7:53:04 PM

R.Dysangelium

Gern geschehen!

8/16/2018, 8:05:10 PM
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.