"Die Lampe"

Tradução:O abajur

January 14, 2016

11 Comentários


wwaaazzzzaaaaa90

Abajur é o aportuguesamento da palavra francesa "abat-jour", que significa nada mais do que "quebra-luz", que como o próprio nome indica, é a parte do candeeiro que "quebra a luz", para que a fonte luminosa não fira ou incomode os nossos olhos ou ainda para orientá-la para um ponto ou zona específica. "Candeeiro" seria a tradução correta para o alemão "Lampe" embora possa haver outros sinónimos.

March 5, 2016

choracavaco

Você tem razão quanto à origem, mas por um processo de metonímia (neste caso, designar o todo por uma de suas partes), 'abajur', no Brasil, significa geralmente todo o aparelho: cúpula + pé + parte elétrica.

http://www.aulete.com.br/abajur

March 21, 2019

ArthurBaz

Lamp é lâmpada, LampE é abajour, luminária, lustre, etc...

January 29, 2016

choracavaco

Não existe a palavra *"Lamp" em alemão. Existe "Lampe", que corresponde a tudo isso que você diz, e xiste "[elektrische] Glühbirne" (literalmente 'pera incandescente') = 'lâmpada [elétrica]', que é o elemento de vidro que contém filamento ou gás.

March 21, 2019

LilianaSofia0

Candeeiro deve ser usado tambem! E sinonimo de AbaJur. POrtugues de Portugal. Problema reportado

June 29, 2016

canarioBia

Isso são tudo sinónimos não é uma questão de País basta consultar um dicionário.

sinónimos candeeiro-abaixa-luz, lucivéu, quebra-luz, lucivelo, abajur, luminária, bandeira, tapa-luz, pantalha, guarda-vista, pala https://www.dicio.com.br/candeeiro/

Se alguém usa um desses termos e ainda não é aceite basta reportar.

February 1, 2019

jose435928

São tudo coisas diferentes (Portugues de Portugal) Die Lampe- o candeeiro Die Glühlampe/Glühbirne- a lampada Der Lampenschirm- o abajur

Por favor corrijam!

November 23, 2017

adilson-dil

MarcoSantos pode falar lampada e tambem abajur. Coloquei lampada e aceitou.

February 18, 2016

Prof.Machado

Lampada e abajur sai sinonimos?

June 11, 2016

Beatriz710344

Mau formulada a questão. A frase nao confere com os itens abaixo para a tradução .

February 26, 2017

ataskacomeres

"O CANDEEIRO" .

September 17, 2017

Conversas Relacionadas

Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.