https://www.duolingo.com/games543

Ce Vs Cela (ou Ça) significando Isso/Isto

• 25
  • 23
  • 20
  • 11
  • 4
  • 2

Isso, eu aprendi em um vídeo em Inglês com um professor Francês.

Ce, Cela e Ça têm uma tradução em comum: Isso, não é necessário ser traduzido.

Estão relacionados a coisas inanimadas:
caneta, lápis, computador, livro, caderno, roupa e mais,

Enquanto os pronomes pessoais: Il (Ele), Elle (Ela), Ils (Eles) e Elles (Elas) se relacionam a coisas animadas: animais (l'araignée = elle) ou pessoas (le garçon = il).

O pronome Ce (Isso/Isto) está sempre antecedendo o verbo Être/Ser ou Estar em Português (em terceira pessoa), logo, se usa sempre C'est (É) ou Ce sont (São) em conjunto, nunca Ce sozinho.

Sont e Est devem concordar com o substantivo, lembre-se: Ce nem sempre precisa ser traduzido:

• C'est ma livre. (É o meu livro)

• C'est pour toi. (Isso é para você)

• Quelles sont les matières qu'elle enseigne ? Ce sont les mathématiques et la physique.

(Quais são as matérias que ela ensina? São matemática e física)

Note que as frases acima fazem referência a coisas inertes, paradas, sem vida: inanimadas.

Note que Ce também significa Esse ou Este, neste caso, Ce pode fazer referências a seres animadas: animais ou pessoas, desde que seja um substantivo masculino, como: livre, manteau, poivre.

• Ce manteau = Este casaco
  • Ce livre = Este livro
  • Ce manteau = Este casaco

Veja um outro exemplo:

• C'est mon petit fère

Fica "Este é o meu irmão mais novo" OU "É o meu irmão mais novo".

C'est (quando significa "Isso/Isto é") também é usado depois de verbos no infinitivo:

• Apprendre c'est important (Aprender é importante)

Veja que, Apprendre (Aprender) seria considerado algo neutro (isto é, nem masculino nem feminino, por se tratar de uma ação).

Recapitulando

Ce: é usado nas formas de C'est e Ce sont, se refere a coisas inanimadas, isto é; coisas sem vida: cadeira, banco, mesa, calçados, etc etc, ou se refere a ações:

• Aprender Francês é legal = Apprendre Frainçais c'est génial.

A forma dele sem Être terá o sentido de Este/Esse ou Esta/Essa, desde que haja um substantivo no masculino, não no feminino.

Ça e Cela são iguais, querem dizer somente "isso" ou "aquilo", Ceci usado da mesma forma que Ça e Cela, significa "Isto", a relação é proximidade (Isto = Ceci) e distância (Cela/Ça = Isso ou Aquilo). São usados com todos os verbos exceto Être (só se usa com Ce).

Cela = É mais formal, usado mais na escrita

Ça = É mais informal, muito usado na lìngua falada

Antes dos verbos Dever (Devoir) e Poder (Pouvoir). Pode-se escolher Ce, Cela ou Ça:

• Pode ser ela.

Ce peut être elle.
    Ça peut être elle.
    Cela peut être elle.

J'espère que ceci aide ! (Espero que isto ajude!)

3 anos atrás

2 Comentários

https://www.duolingo.com/Malvejl
  • 11
  • 11
  • 7
  • 6
  • 2

Merci beaucoup!

3 anos atrás

https://www.duolingo.com/ldetoni

C'est magnifique! Merci!

3 anos atrás
Aprenda Francês em apenas 5 minutos por dia. De graça.