"Das Dorf wird brennen!"

Tradução:O vilarejo vai queimar.

January 17, 2016

8 Comentários


SandroNorim

Pode ser: "A vila vai arder!"

January 17, 2016

phaeluis

Não aceitou: "a aldeia queimará"¬¬

March 4, 2016

Anborges12

A vila vai SE queimar (arder em chamas). A vila (o povo da vila) vai queimar os infratores (levar para a fogueira). Brasília vai SE queimar toda se a corrupção for punida na fogueira.

O verbo queimar no sentido de arder em chamas é pronominal. Verbo pronominal é aquele que necessita sempre de um pronome. Veja: Ele vai SE suicidar. Eu ME suicidarei. Para que a frase esteja correta será sempre preciso usar um pronome. A frase "Se for assim, eu suicido" não está gramaticalmente correta. O correto é: "Se for assim, eu ME suicido" ou "Se for assim, ele SE suicida." (norma padrão).

Alguém vai argumentar: Mas ninguém suicida o outro. Por que o SE? A razão é por questões históricas. O verbo vem do latim: sui (= de si, a si) + cídio (matar). Portanto, matar a si. (Sintaxe x Semântica). Nem sempre o sentido (a semântica) determina a forma (a sintaxe).

Conclusão: Esse SE é parte integrante do verbo. Suicidar-se é verbo pronominal. Só tem esse sentido (atentar contra a própria vida, matar a si mesmo). O "SE" aí é só história/História.

O verbo reflexivo tem mais de uma regência e sentido (intransitivo/transitivo direto). Ex. Ele SE queimou (sofreu um acidente por queimadura). Ele queimou a camisa (ateou fogo).

O SE (português) é a imagem invertida do ES (alemão).

July 29, 2016

JoaoHermis

Não aceitou "A vila vai pegar fogo!"

January 21, 2017

phaeluis

Esse Duolingo está precisando de lusófonos para ajudar os alemãos!! Propuseram como solução: "A vila qiemará." e não aceitaram: "A vila queimará"!!!

March 4, 2016

ataskacomeres

Existe o verbo ARDER e o verbo QUEIMAR. " O aldeia ARDERÁ / vai arder" e um bombeiro morrerá QUEIMADO. Exemp: A madeira estava a ARDER, eu fui mexer e QUEIMEI-ME toda.

June 13, 2018

Gracareispinto1

Porque não aceitam "A aldeia (muito mais usado do que "vilarejo") vai arder"?

October 15, 2018

AntnioVale5

Erro!!!

June 22, 2019
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.