https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Cheguei a 100 dias de ofensiva, o que mudou pra mim?

OBS: É lógico que 100 dias de ofensivas não é nada se comparado a pessoas ai que tem 1000/500/300 dias de ofensiva mas o que quero falar aqui é sobre a minha experiência, meu testemunho depois de 100 dias.

No início de outubro do ano passado (2015) eu conheci o Duolingo e comecei a utilizar. Eu já entendia muita coisa de inglês mas queria "passar a limpo" e para tanto não fiz resumos de árvore de exercícios e comecei do zero fazendo exercício por exercício.

Eu queria explorar ao máximo todo o conteúdo do curso e para tal mesmo tendo conhecimento do básico, mesmo assim eu fiz todos os exercícios sem pular etapas.

Na realidade já era para eu ter uns 120 dias de ofensiva pois eu demorei a entender o que significava isso e quando notei a importância comecei a praticar diariamente.

No começo fazia umas 2hrs de exercicios sem pausa e depois ficava uns 2 a 3 dias sem ver o Duolingo, quando voltava muito do que havia praticado mesmo que "intensamente" se perdia e eu ficava meio confuso.

Foi nesse momento que senti que eu precisava praticar pelo menos 1 exercício todos os dias, pois essa contagem de ofensivas não está ai pra enfeite, realmente praticar todos os dias mesmo que pouco é a chave para a memorização e conhecimento do idioma.

Resultado: Depois de 100 dias (oficialmente) de ofensivas eu consigo escrever frases de nível básico a intermediário sem problemas, sem pausar muito ou ficar perdido no uso de alguma expressão ou palavras.

Toda a lógica para escrever um pequeno texto flui muito naturalmente (ao contrário de antes que eu ficava tentando lembrar palavras etc) e a cada dia que passa melhora mais ainda justamente por estar sempre praticando o reforço de exercícios e tradução de textos.

Realmente funciona e muito!!

Fica aqui a dica: Levem a sério as ofensivas, pratique mesmo que o mínimo diariamente, mesmo que aqueles pequenos 5 minutos mas pratiquem. Se você que está lendo esse meu texto começou agora a usar o Duolingo, lembre-se do que disse aqui... quando você chegar a 100 dias com toda certeza vai ter exatamente a mesma impressão!!

Atualização: Uma outra dica para os iniciantes do Duolingo, procurem encaixar a prática da meta diária em um momento do dia que você sempre costuma fazer algo, pra que isso se torne rotina "natural" do seu dia a dia como por exemplo: Eu no caso, acordo de manhã e antes de ir tomar café a primeira coisa que eu faço é cumprir a meta diária, dessa forma eu tornei isso como um costume... uma rotina e por isso é difícil eu esquecer de praticar.

No início sempre é mais "difícil" porque você precisa encaixar essa rotina de alguma forma com seus afazeres do dia a dia, porém depois que acostuma ai vai numa boa. Tem gente que acorda de manhã e a primeira coisa que faz é ler um jornal, é ver notícias na internet, é ver algum programa matinal na TV. Portanto, porque não encaixar o Duolingo um pouco antes disso?? Dessa forma dificilmente você fica sem praticar e consegue manter seus dias de ofensiva.

Obrigado a todos e bons estudos!! :)

January 30, 2016

60 Comentários


https://www.duolingo.com/-Yue-

Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência. Vou fazer intercambio e estava mesmo de um incentivo pra começar a estudar mesmo... Uma dica que eu vou dar pra você e quem ler este comentário é aprender mais inglês vendo canais em inglês que tem legendas (não automáticas) com legenda mesmo! que o pessoal do canal tem o trabalho de colocar e assim ajuda muito mesmo! (a legenda é em inglês) Eu vejo o vlogbrothers e é o John Green e o Hank... Eles falam sobre diversos assuntos e minha dica é ver desde o primeiro vídeo. Bom... Obrigada pelo incentivo e boa sorte ai no seu inglês hahah Bye. :) ( também tem outros canais e se quiser posso recomendar para quem quiser )

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/..Ana.Paula..

Oi Yue, tudo bem? Fiquei interessada no seu comentário. Estou estudando para o concurso do Banco do Brasil, e acredito que assistindo dessa maneira como você comentou a cima me ajudaria muito. Se você puder indicar outros canais, serei grata. Abraço.

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/-Yue-

Olá Ana... Tudo bem sim. Bom,eu acompanho os seguintes canais= Convos: é um canal bem divertido e bem curtinho. Laci Green: É mais sobre sexualidade e tal então nem vejo muito por não ser um assunto que me interessa muito. Crash Course: é um canal do John Green hahah mas é sobre estudos e etc... Não estou lembrando de muitos canais mas esses eu sei que tem legendas em inglês e alguns até em português... Se eu lembrar de mais falo aqui. Bye e bons estudos

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/..Ana.Paula..

Muito obrigada, foi de grande ajuda! =)

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/BelinhaFer3

obrigada...

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/brunofelixf

ótima dica... obrigado por compartilhar! =D

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/PedroLucas...

John Green <3

February 3, 2016

https://www.duolingo.com/jlucasromero.b

Na mesma linha do crash course (ciência/história) têm três canais muito bons: 1° - AsapScience: https://www.youtube.com/user/AsapSCIENCE 2° - In a nutshell: https://www.youtube.com/user/Kurzgesagt 3° - TEDx - https://www.ted.com/talks/matthieu_ricard_on_the_habits_of_happiness. Agora na linha do Convos, tem o Super Simple Songs: https://www.youtube.com/channel/UCLsooMJoIpl_7ux2jvdPB-Q

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/..Ana.Paula..

Good, thank you.

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/BelinhaFer3

obrigada..

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/EParisotto
  • 25
  • 15
  • 13
  • 7
  • 69

Já conhecia o John Green, o Crash Course, mas não sei quem é o Hank. Vou pesquisar.

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/jlucasromero.b

Hank Green é o irmão do John Green. Ele irá começar uma série de filosofia no canal, na semana retrasada terminou uma sobre anatomia.

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/BelinhaFer3

vou pesquisar obrigado

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/EParisotto
  • 25
  • 15
  • 13
  • 7
  • 69

Valeu!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/Khorgorn

pode passar os canais que você souber, quanto mais, melhor...

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Outro detalhe importante que eu esqueci de frisar, depois de um tempo que vc jah tem la seus 20 ou 30 dias de ofensiva, muitas vezes vc acaba indo praticar mais pelo fato de nao perder a sequencia doq de aprender mesmo heheheheh, começa a virar um vício!!

E isso é bom pq com toda certeza vc preocupado em nao perder as ofensivas acaba aprendendo mais ainda os idiomas.

Não esqueça tbm de sempre ter comprado o "BLOQUEIO DE OFENSIVAS"... pois sempre rola aquele dia q vc esquece ou nao teve acesso a internet e ele ajuda a nao perder a sequencia.

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/jv.custodio

Parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência após 100 dias de ofensivas. Espero que você escreva todo este texto em inglês daqui a um tempo.

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/celiabio

Interessante o seu depoimento, agora entendi a importância de praticar todos os dias, nem que seja uns 10 a 15 minutos do seu tempo para atingir (ofensivas) não adianta nada, fazer 2 horas de exercícios e no outro dia nada...o diferencial está aí, praticar todos os dias.....Valeu pela dica!!!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/lcsmoretto

boa! Eu inclusive acabei de diminuir um pouco minha meta para ficar mais fácil praticar a ofensiva.

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/edsonere
  • 25
  • 25
  • 19
  • 7
  • 6

Olá. Gostei de seu relato e concordo com sua percepção sobre o Duolingo. Eu acrescentaria a importância do uso dos exercícios cronometrados, pois com este recurso a memorização fica mais eficiente e quando você menos perceber já estará com o idioma automatizado!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/Marcos_Teacher

That's true!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/..Ana.Paula..

Obrigada, por compartilhar sua experiência. Vou seguir o seu conselho! Thanks!!

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/Vitoria_comper

Congratulations!!

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/JulioCesar013

Eu já comecei e parei várias vezes, lendo o seu texto me motivou um pouco mais. No inicio tudo é difícil mas não vou parar vamos ver até onde eu consigo chegar.

January 30, 2016

https://www.duolingo.com/Khorgorn

eu estou no começo e, tudo o que estou lendo aqui está me motivando a seguir em frente, um pouquinho todos os dias não mata ninguém e, ainda você ao longo dos dias verifica que realmente está aprendendo...

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/GabiMariaSouza

Paulo, seu texto é inspirador.

Gostaria de saber dos colegas que estudam mais de um idioma, se sentem dificuldades em "separar" os conhecimentos?

Explico-me.

Estudo francês, mas aprender inglês e espanhol é muito importante para mim, tanto pessoal como profissionalmente. No entanto, tenho receio de começar a misturar um idioma com o outro.

Alguém já passou por isso? Conseguiu se adaptar?

Abraço e bons estudos.

February 3, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Está ai o motivo de eu ainda não iniciar outros idiomas... não que seja um problema, mas eu estou me dedicando inteiramente ao inglês, pretendo continuar firme e forte aqui os estudos até chegar a um nível bem satisfatório e ai sim iniciar outro curso. Não comecei ainda por exemplo o Alemão que tenho muito interesse, não pelo fato de ficar confundindo as línguas, mas pelo fato de querer apenas me dedicar primeiramente 100% a uma para depois passar a outra.

Ou seja... é questão de prioridades, sabe como é né? Fazer varias coisas ao mesmo tempo no final pode nenhuma funcionar, então eu particularmente prefiro me dedicar uma por uma em seu tempo.

February 3, 2016

https://www.duolingo.com/Euclides_JK

Interessante seu comentário. Penso igual. Quero fazer alemão e espanhol, mas a prioridade é o Inglês. Somente quando atingir um nível satisfatório, aí começar outro idioma. Mas qual é o momento certo? Pensei em concluir a árvore toda e aí iniciar no alemão. E simultaneamente refazer o inglesa pela árvore inversa, como já sugeriram aqui.

February 5, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Olha, ao meu ver... o momento de começar outros estudos de outro idioma é o momento que eu estiver MUITO BEM no atual (inglês) e ainda não posso prever quando. Talvez quando chegar aos 365 dias (1 ano).

February 5, 2016

https://www.duolingo.com/macedantas

vou seguir seu exemplo!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/BelemBarbosa

Parabéns e obrigada pela dica! Eu comecei hoje mesmo, e com este seu alerta precioso vou tentar daqui a 100 dias responder de novo a este seu comentário... Vamos ver se consigo!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Go ahead!!

January 31, 2016

https://www.duolingo.com/BelinhaFer3

força todos conseguimos ....

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/Gabriel_Didi

Parabéns ... Isso servirá de impulso para a minha nova jornada ...

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/Cleiton_Geek

Eu tenho apenas 12 dias e estou sentindo isso... tem horas que ja penso em ingles!

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/glaucogutemberg

Valeu! Muito obrigado!

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/MiltonTeles

Muito bom, também já tenho uma boa noção de espanhol, e sinto que com o uso diário do Duolingo estou melhorando exponencialmente meu desempenho, as palavras estão fluindo mais facilmente, consigo me comunicar melhor nas aulas e estou achando esta, uma ferramenta fantástica. Valeu Duolingo!

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/alexandre_pd

Boa, eu coloquei uma meta: 30 pontos por dia ou 2 horas de estudo por dia, acho que vou conseguir também, abraço!

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

30 pontos por dia é mole.... com um reforço de exercício cronometrado acertando todas você já faz 20 pontos e não leva 2 minutos tudo, ou seja.... se você fizer 3 reforços de exercícios cronometrados em sequencia você irá gastar em média 6 a 7 minutos e vai fazer 60 pontos (isso acertando tudo). Lembrando que a meta diária máxima que você consegue estipular é 50.

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/alexandre_pd

Sim, quando coloquei pensei que 50 era muito, mas depois vi que é fácil, porém ainda estou fazendo a primeira lista, não cheguei nos cronometrados ainda, estou na metade da primeira lista!!

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/Khorgorn

eu coloquei como meta: 50, fiz errado?

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Você colocou a meta máxima.... a mesma que a minha, pra fazer 50 pontos com reforço cronometrado eu levo em média 10 minutos no máximo!

February 5, 2016

https://www.duolingo.com/Khorgorn

ok

February 8, 2016

https://www.duolingo.com/cassiolimma

Verdade Paulo_Oderdenge, é muito importante a prática diária.

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/mrcampoos
  • 25
  • 1242

Parabéns!

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/BelinhaFer3

que bom eu estou a seguir o mesmo.....

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/tailson2016

bem legal cara parabens

February 1, 2016

https://www.duolingo.com/tcoutinho.9

Bacana seu relato!!! Qual foi a média por dia que você praticou? Chute..

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/Paulo_Oderdenge

Assim, na verdade varia muito.... em dias que eu não tenho tempo eu faço apenas a meta diária que no meu caso são 50 pontos. Porém tem aqueles dias que você está com mais tempo, está meio a toa como finais de semana ou então um feriado etc... dai nesses casos fico 1,2 ou até 3hrs praticando.

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/deusemais123

nada

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/JorgeLima86
  • 13
  • 12
  • 11
  • 5
  • 5
  • 2

Muito bom o texto e as dicas.

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/Khorgorn

muito estimulante esse seu texto, parabéns...

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/solsantanna

No começo não dava muito importância apesar de já ter chego a duzentos dias de ofensiva, mas acompanhando as conversas, as atividades vi que já era para que eu tivesse concluído, e hoje mesmo, conversando com um professor da escola onde trabalho, admirada, me vi conversando em inglês, com dificuldades mas entendendo muito bem. Obrigado DUOLINGO! Realmente vira um grande vício, deste que pode representar muito à vida de qualquer pessoa em qualquer idade.

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/RicardoCaetano.

Grato pelo depoimento, é bom ver experiencias positivas.

February 2, 2016

https://www.duolingo.com/JessicaSobr

Maravilhoso o teu compartilhamento de experiência! Obrigada! Bons estudos!

February 3, 2016

https://www.duolingo.com/ednux
  • 25
  • 10
  • 7
  • 4
  • 1817

Legal, continue estudando e chegue aos 200 dias agora

February 3, 2016

https://www.duolingo.com/RafaelBellinger
  • 25
  • 25
  • 25
  • 12
  • 2
  • 859

Congratulations!!

January 29, 2017

https://www.duolingo.com/zedomingus

Que bom que você publicou sua esperiencia. Foi muito util para mim me deixou bem mais animado. thanks.

April 2, 2017

https://www.duolingo.com/Fenelondas

Parabéns Paulo. Tem que manter isso daí hein.

https://www.duolingo.com/comment/22804060 Pessoal entrem aí para ganhar lingots!!!

May 26, 2017

https://www.duolingo.com/Fabiogomes987966

Muito legal seu depoimento aqui amigo, eu comecei a alguns dias o duo, e estou errando muito aqui sabe, mais estou firme na ofensiva, quero muito aprender o inglês, quero ter a capacidade de entender , escrever e falar bem o idioma, espero poder chegar ao seu nível e de muito aqui do duo..

December 6, 2018
Aprenda um idioma em apenas 5 minutos por dia. De graça.