1. Fórum
  2. >
  3. Tópico: German
  4. >
  5. "Ich treffe gern neue Leute."

"Ich treffe gern neue Leute."

Tradução:Eu gosto de encontrar pessoas novas.

January 30, 2016

24 Comentários


Teresinha

Interessante... Em português, "pessoas novas"é diferente de "novas pessoas". Gostaria de saber como expressar essa diferença em alemão....


Thales.Oficial

Depende do que você quer expressar. Se quiser falar no sentido de "pessoas jovens", diga "junge Leute". Se for "pessoas novas" no sentido de que você nunca as tinha conhecido antes, diga "neue Leute".


Teresinha

Claro! Eu deveria ter pensado antes! Obrigada!


esperamosamor

O que é a diferença entre "pessoas novas" e "novas pessoas" em português?!


Teresinha

Pessoas novas =jovens; novas pessoas= pessoas antes desconhecidas.


Teresinha

Alguns adjetivos apresentam certa diferença conforme sua colocação anterior/posterior ao nome.


esperamosamor

Obrigado pelo esclarecimento!


Vassilis3

Eu penso que quando o adjetivo for situado antes do nome tem o significado literal e quando for depois tem o significado metafórico,como no exemplo precedente.


jjjosenaldo

Todos os significados de "novo" são igualmente 'literais'. O melhor a se fazer é aprender cada adjetivo separadamente. "Novo" é uma exceção; a maioria dos adjetivos tem o mesmo significado independentemente da ordem,


jjjosenaldo

Complementando a resposta da Teresinha, "novas pessoas" também pode significar "pessoas que mudaram". Nesse caso, tanto faz usar "novas pessoas" como "pessoas novas". Se você quer dizer "pessoas antes desconhecidas", "pessoas novas" também é correto. O que estaria errado é você usar "novas pessoas" no sentido de "pessoas jovens". Nesse caso, é obrigatório usar "pessoas novas".


Flotza

Na verdade eu posso perfeitamente falar que gosto de encontrar "pessoas novas" (coloquial) sem que se subentenda que são jovens. Essa diferença o contexto vai dizer ou, melhor mesmo usar "jovens".


FernandoSato

Suponho que "Eu gosto de conhecer pessoas novas." também deveria ser aceito...


entweder

Não poderia ser "Eu gosto de me encontrar com pessoas novas"'?


xrenao

Por que "neue" e não "neuen"?


Teresinha

"Neue" porque "E" é a terminação do plural no nominativo e no acusativo. Plural, porque "Leute" é considerada plural.


Vassilis3

Isto acontece sempre quando não existe artigo, ex: DER Mann, guteR Mann, DIE Frau, gutE Frau, DAS Buch, guteS Buch, diE Leute, gutE Leute ou como no exemplo atual neuE Leute.


xrenao

Na unidade "Adj: Nom 1" a maioria dos adjetivos no plural são com a terminação "en" (SPEZIELLEN, HÖHEREN, EINZELNEN), já no "Adj: Nom 2" vejo alguns adjetivos no plural com a terminação "e" (WICHTIGE, UNTERSCHIEDLICHE, STARKE), queria saber o porquê disso.


mdentinho

Basicamente por que declinação de QUASE TODOS os adjetivos NO PLURAL são com a terminação -EN.

A terminação -E é usada apenas quando se há um artigo indefinido (que sempre estará ausente no plural) e nos casos Nominativo e Acusativo.

Na frase "Ich treffe gern neue Leute", "neue Leute" é o objeto acusativo com artigo indefinido (ausente por conta do plural).

O único outro caso onde a declinação vai ser com o sufixo -E é no Nominativo e com o artigo indefinido: "Normalerweise neue Leute mögen mich"

Se usar artigo DEFINIDO, já muda pro sufixo -EN: "Die neuEN Leute", em ambos os casos (Acusativo e Nominativo). No dativo sempre vai ser com a terminação -EN.


xrenao

Danke schön!


Vassilis3

Obrigado também


Teresinha

Essa variação que você notou vai depender da presença/ausência de alguns modificadores, como:artigo definido/indefinido como também do caso - nominativo, acusativo, dativo ou genitivo. Você pode pesquisar mais na Wikipedia, em "Declinação dos adjetivos em alemão" Sinto não ter agora o link apropriado. Espero que você se saia bem na pesquisa.


CPB133822

Eu encontro pessoas novas de bom grado.


Brbara712821

No lugar da palavra gern,posso colocar gerne? Qual é a declinação nessa frase,pois eu não sei

Aprenda alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.