O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

https://www.duolingo.com/thelimarenan

Como pronunciar "franc" em Francês

Salut amis!

Bem, quem não sente uma certa dificuldade na hora de praticar a pronuncia de uma língua estrangeira?

Normal, não é mesmo?

É difícil inicialmente pegarmos aquela diferencinha de "man" e "men", ou até mesmo o "am" e "an", dentre outros exemplos simples, que com o tempo e prática, absorvemos e torna-se mais natural.

Minha dúvida, na verdade é em Francês. Logicamente, estou em fase de inicialização da língua, e as dificuldades nas pronuncias ainda são evidentes, até nas palavras mais simples. Sabe aquelas palavrinhas que mais básicas que hora sai correto, hora errado, tipo: "homme", "femme","fille","bois", etc...

Embora nosso cérebro já assimila como é a maneira correta de se dizer, a dicção nos trava nos padrões da nossa língua nativa ou até mesmo nos confundi com outra língua de aprendizado, por exemplo: "homme", sai um "õme", ou pior, "róme" (sim, "home" em inglês)... [Trecho editado, devida a dicas nos comentários:Australis e Marcius12 ]

A verdade, é que não podemos desistir e sempre continuar praticando. Entre as opções diversas de prática, é procurar um conteúdo estrangeiro na língua que deseja praticar. Seja este um documentário, filme, serie, ou até mesmo um canal de conteúdo no YouTube (tem muitos).

Talvez por uma questão de demanda, achar um conteúdo numa língua diferente do inglês (no meu caso em francês) é um pouco mais difícil, quanto mais especifica.

Então, além de pedir algumas sugestões de conteúdos em Francês mais dinâmicos e didáticos, gostaria de tirar uma dúvida que não acho resposta de jeito nenhum...

Bem, tudo começou quando estava em mais uma lição de francês aqui no Duolingo, e em mais uma atividade prática, cai na seguinte frase a ser Lida/Repetida.

"Je suis franc"

Bem, normalmente, nas lições, segundo esta mais recente didática do Duolingo, você pode tentar o numero que for necessário em cada questão até responder corretamente as em média 15 questões (de repetições, traduções, pronuncia, etc). E por volta da 5ª questão, a bendita "Je suis franc" surgiu, e a errei logo de cara.

Depois que ela surgiu lá nos finais da atividade, acho que por volta da rodada 18 ou 19... Foi uma sequencia de ERROS atrás de ERROS.. Juro que acho que cheguei a 50 tentativas e não sei até agora como acertei...

Agora depois de tanta novela...

E ae pessoal, como é a pronuncia de "FRANC".

Fique livre para compartilhar canais de conteúdo para prática de francês, blz?

Merci Beaucoup!

2 anos atrás

8 Comentários


https://www.duolingo.com/Australis
Australis
  • 25
  • 25
  • 25
  • 10

A pronúncia é [fʁɑ̃] ('frrãn' - você pode ouvi-la aqui: http://pt.forvo.com/word/franc/#fr). O 'R' em francês é sempre pronunciado da garganta, quase como o nosso 'RR', e a maioria das consoantes finais das palavras não é pronunciada.

De qualquer forma, acho que o que houve foi mais um problema do Duo do que com a sua pronúncia. Os exercícios que usam microfone aqui têm um histórico de erros, desde pronúncias corretas não sendo aceitas a barulhos indecifráveis sendo considerados corretos. Talvez seja o caso de desativar o microfone quando você passar por situações como essa.

E uma pequena correção: no seu exemplo você usou "le homme". Acontece que esse fragmento não existe. "Le" é uma das palavras que sofrem elisão diante de palavras que comecem com vogal ou H mudo (caso de "homme"), portanto o correto é "l'homme". Se você quiser pode ler mais sobre a elisão aqui: http://www.forumdeidiomas.com.br/quando-usar-o-apostrofo-em-frances-t1059.html

Espero ter ajudado a sanar sua dúvida. Bons estudos!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarciodeSo477939

Salut Australis! Postamos ao mesmo tempo! rsrsrs! Mas vejo seu exemplo como excelente! Quanto à elisão (Exemples: l'homme = o homem, l'âge = a idade, l'hiver = o inverno), é isso mesmo, muito boa sua postagem!

Bonnes études! Merci! À Bientôt!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/thelimarenan

Obrigado Australis pela resposta! Vou observar estas dicas e praticar com mais atenção. Dei um Lingout para simbolizar a excelente resposta + a observação feita a respeito do "l'homme", que se me permite, irei corrigir na postagem para que os próximos foquem na explicação a respeito da nossa querida palavrinha "franc".

Salut et à bientôt!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Australis
Australis
  • 25
  • 25
  • 25
  • 10

Sem problemas! Aproveito pra indicar o site que eu citei acima, http://pt.forvo.com/. Nele pessoas de qualquer lugar do mundo podem postar suas próprias pronúncias das palavras, o que torna o aprendizado melhor do que ficar ouvindo vozes robóticas, na minha opinião. É ótimo pra quando se tem dúvidas.

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/MarciodeSo477939

Salut Thelimarenan! Como a língua francesa segue um padrão próprio, vou te deixar um link de aulas de pronúncia: https://www.youtube.com/watch?v=VR9T0ZXT7LM Eu vou me arriscar um pouco aqui, apesar de pronúncia ser algo sério.

Veja: Je suis franc = Je sui frron (com "c" mudo assim como muitas palavras)

Apesar do Google Tradutor ser algo obsoleto para tradução, uma sugestão, muitos dizem que é uma boa arma para treinar os ouvidos, escreva a palavra e clique no auto-falante, funciona! Espero ter ajudado!

À Bientôt! Bonnes études!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/thelimarenan

Muito obrigado Marcius12, vou dar uma olhada no vídeo. Muito obrigado!

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/zanitti
zanitti
  • 25
  • 25
  • 25
  • 16
  • 1101

Bonjour mes amis... Aproveitando o tópico, existe alguma regra para palavras terminadas em "C", pois palavras como DONC e AVEC nós devemos pronunciar o C do final, e a palavra objeto da dúvida do nosso amigo thelimarenan FRANC o C não é pronunciado. Fica a dúvida! rsrs

2 anos atrás

https://www.duolingo.com/Australis
Australis
  • 25
  • 25
  • 25
  • 10

O 'C' é uma das consoantes que costuma ser pronunciada no final das palavras (normalmente usa-se em inglês o acrônimo CaReFuL para memorizar essas consoantes) mas como sempre há exceções. A única exceção que eu sei que tem uma regra por trás é quando esse 'C' é precedido por uma consoante nasal: "franc", "blanc", "banc", "tronc" - nenhuma dessas palavras tem o 'C' pronunciado (porém "donc" tem). Em outros casos eu particularmente desconheço o motivo mas aqui vão mais alguns exemplos: "porc", "estomac", "clerc" etc.

Esse site (http://french.about.com/library/pronunciation/bl-lettresmuettes.htm), infelizmente em inglês, explica um pouco mais sobre a pronúncia de consoantes finais e dá mais exemplos, se você se interessar.

2 anos atrás