"Du brauchst nicht zu gehen."

Tradução:Tu não precisas ir embora.

2 anos atrás

19 Comentários


JVictorBarros

Eu preciso usar o zu? Ou "Du brauchst nicht gehen" também serve?

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

Sim, é necessário. O uso do zu aqui é indispensável.

Há duas opções intercambiáveis para dizer essa frase do exemplo.:

• Du musst nicht gehen - sem zu, pois verbos modais não admitem infinitivo com zu

• Du brauchst nicht zu gehen - com zu, pois brauchen precisa quando a frase for negativa (caso do exemplo) ou restritiva.

1 ano atrás

AndyCardoso23
AndyCardoso23

então: se fosse afirmativa o zu não seria exigido? o zu não possui tradução nesta frase e é apenas uma exigência gramatical?

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

Andy, se fosse afirmativa o uso de brauchen seria errado, com ou sem zu.

Quando você quiser usar brauchen com o mesmo sentido do modal "müssen", a frase precisa ser restritiva ou negativa, e o infinitivo sempre com zu.

Você pode associar o uso do brauchen com substantivos e müssen com verbos (menos nessa exceção acima, onde eles são equivalentes).

  • brauchen - precisar de (+substantivo) "Man braucht eine feste Hand"

  • müssen - ter que/ter de/ precisar (+verbo) "Wir müssen uns darüber unterhalten"

Sobre essa dúvida: "o zu não possui tradução nesta frase e é apenas uma exigência gramatical?" Brauchen não é um verbo modal, por isso o infinitivo está com zu. Claro que há alguns verbos não modais que não precisam, mas são exceções; lernen, lehren, bleiben, gehen, sehen u.s.w são alguns dos verbos que não precisam.

1 ano atrás

AndyCardoso23
AndyCardoso23

humm.. estou começando a entender, mas ainda me perco nisto de restritivo. que seria isto exatamente? é a necessidade de um objeto direto?

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

O advérbio nur tem um sentido restritivo, por exemplo. Dá a ideia de que você só precisa fazer uma coisa para alcançar seu objetivo.

Imagine um contexto e veja se faz sentido. Você tem problemas e não sabe como resolver, fica entre chorar, gritar, se matar, etc.. e eu digo algo como solução:

  • "Du brauchst (mir) nur zu sagen." / "Você só precisa me dizer"

  • "Du brauchst mich nur anzurufen." / "Você só precisa me ligar" (Aqui o zu fica nessa posição porque anrufen é um verbo separável).

(nessa regra só é permitido sem zu na linguagem coloquial)

Você reparou que nessa restritiva (ou negativa como na sentença do Duo) a tradução não é "precisar de" mas somente "precisar (ter de/ter que)"? Em afirmativas o brauchen combinado com substantivos tem tradução de "precisar de" = "Preciso de dinheiro" / "Ich brauche Geld".

Em afirmativas:

  • Ich brauche mit dir reden. (errado)

  • Ich brauche mit dir zu reden. (errado)

  • Ich muss mit dir reden. (certo) - afirmativa com modal sem zu.

Achei esse link legal: http://canoo.net/blog/2008/01/13/nicht-mussen-und-nicht-brauchen/

1 ano atrás

AndyCardoso23
AndyCardoso23

achou que agora entendi.. obrigado :D

1 ano atrás

Thelector
Thelector

Por que o brauchen precisa do "zu"? Outros verbos seguem a mesma lógica quando a frase for restritiva/negativa?

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

Esse assunto é muito longo, então vou tentar resumir a partir do que eu aprendi. Lembre-se que tenho só nível básico e ainda não tenho conhecimento de tudo.

Basicamente falando, se um verbo não for modal, use infinitivo com ''zu''. brauchen e müssen tem um valor semelhante traduzido para ''precisar de/ter de/ter que'', por isso brauchen pode substituir o modal müssen em algumas ocasiões. (leia, por favor, a conversa com AndyCardoso23). A sentença acima tem duas possibilidades de serem traduzidas "Du musst nicht gehen" (com modal) / "Du brauchst nicht zu gehen" (sem modal; zu + infinitivo = zu gehen).

Sobre a segunda pergunta, até onde eu consigo lembrar, não. Preciso pesquisar ainda. Esse caso em específico é só porque é intercambiável ou tem uma tradução muito aproximada nessas situações isoladas. Geralmente você usa ''brauchen'' com substantivos em frases afirmativas, (sem zu, porque ele já tem tradução de ''precisar de''). Também olhe o comentário do PHScanes sobre o uso da preposição.

Diz se deu pra entender e me avisa, porque dependendo, posso voltar pra tentar auxiliar e/ou escrever de uma maneira mais clara.

Tentei achar algum link legal para compartilhar com você, dá uma olhada pra cá, vê no que isso pode ser útil nos seus estudos: https://easy-deutsch.de/satzbau/infinitiv-mit-zu/. E também dá uma olhada nesse: http://canoo.net/blog/2008/01/13/nicht-mussen-und-nicht-brauchen/.

1 ano atrás

Thelector
Thelector

Muito obrigado pela gentileza e atenção! Seus comentários me ajudam demaaais!

1 ano atrás

R.Dysangelium
R.Dysangelium

Ah, que bom!! Um abraço!

1 ano atrás

Leonorzinha19

Sou Portuguesa de Portugal, aqui faz sentido amigos :) mas com ou sem de entende-se perfeitamente

2 anos atrás

Teresinha
Teresinha

Gosto de conhecer tais diferenças na nossa língua comum.Isso é enriquecedor.

2 anos atrás

enricogandra

Qual o uso do Zu?

2 anos atrás

AramatiPaz
AramatiPaz

de "Ele não precisa de ir", mas no nosso idioma essa preposição {?} é desnecessária.

2 anos atrás

Babih10
Babih10

Na verdade a preposição é necessária em português, pois quem precisa, precisa de alguma coisa ou de alguém... o verbo pede a preposição.

2 anos atrás

PHScanes
PHScanes

No Brasil só se usa preposição quando é seguido de um objeto... seguido de verbo não se utiliza preposição...
Preciso de algo
Preciso fazer

2 anos atrás

LucianaMot13

Esse duo viu....sem padrão nenhum,ora usa ptbr, ora ptpt,causando discórdia e fazendo o povo se confundir todo hahah

1 ano atrás

FPunchSamurai

fico aliviado por alemão se assemelhar um pouco a inglês, tornando as coisas um pouco mais fáceis (you don´t need to go)

1 ano atrás
Aprenda Alemão em apenas 5 minutos por dia. De graça.