O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"Il pleut fortement."

Tradução:Chove fortemente.

2 anos atrás

10 Comentários


LieiraNeto1

Alguém poderia ajudar-me no esclarecimento sobre esta palavra "il" que antecede o verbo, no caso "pleuvoir". Pelo que tenho entendido, apenas analisando, é que para ter a flexão "chove" em francês teríamos o que é a terceira pessoa masculina do singular, logo "Il pleut" (pleuvoir no presente). Procede? É uma regra? Possui exceções? Au revoir, mes amis...

2 anos atrás

games543
games543

Aproveitando outra resposta que eu deixei em outro tópico:

Pergunta: Por que "Il pleut"?

-> "Imagino que esteja perguntando o porquê de "Il".

Pleuvoir (Chover) é um verbo impessoal (verbo sem sujeito - ninguém pode fazer "chover", portanto, está sem sujeito), em português, fica sem sujeito, mas no Francês, há a seguinte regra: toda oração e verbo precisa de um sujeito.

Il além de significar Ele (para animais ou pessoas: Il - O coelho/Le lapin, Il - O homem/L'homme). Ele serve como sujeito da oração que não existe em Português.

A grande maioria dos verbos impessoais estão relacionados ao clima (chover, nevar, trovoar etc), em todos esses casos, se usará o Il antes do verbo como sujeito, portanto em Francês, serão orações com sujeitos (que em Português seriam Orações sem sujeito)..

Como por exemplo, Il Pleut: Está chovendo ou Chove. E outros verbos relacionaods ao clima em que se usa Il:

  • Il pleut = Está chovendo, Chove
  • Il gronde = Está trovejando, Troveja
  • Il neige = Está nevando, Neva
  • Il fait chaud = Está quente , Faz calor
  • Il fait froid = Está frio, Faz frio

Haver é outro verbo impessoal em Português que em Francês se usa Il: Il y a = Há."


Outro ex de expressão impessoal:

  • Il faut = Tem que (é preciso/é necessário)

J'èspere que ça peut vous aider ! :)

2 anos atrás

LieiraNeto1

Merci, mon ami. Ajudou muito em meus estudos... au revoir

2 anos atrás

choracavaco

Dois pequenos reparos: "il neige"; "il fait froid" ("froide" é feminino, não concorda com pronomes masculinos ou neutros).

5 meses atrás

games543
games543

Corrigido.

5 meses atrás

Valentina.195988

Chove fortemente. Está chovendo fortemente Está chovendo com força. (Todas corretas ?) Acredito que sim!

10 meses atrás

choracavaco

Na verdade, tanto em francês quanto em português, é mais comum dizer "Il pleut fort" = 'Chove forte' do que "Il pleut fortement" = 'Chove fortemente'.

5 meses atrás

Marilialins
Marilialins

Il pleut fortement - uma tradução poderia ser também : Chove muito

1 ano atrás

vpbW4

chovendo é gerúndio que em Português está fora de moda mais usual é está a chover

6 meses atrás

Dezo_
Dezo_

Na maior parte de Portugal a construção estar + verbo no gerúndio foi substituída pela construção estar + preposição "a" + verbo no infinitivo (há exceções no sul de Portugal), todavia, no Brasil, a construção estar + verbo no gerúndio ainda é majoritária e é a forma como falamos no dia a dia. Logo, está chovendo (BR) equivale a está a chover (PT).

A plataforma do Duolingo foi construída com base no português falado no Brasil, entretanto, tanto a forma europeia, quanto brasileira, são aceitas. Quando uma forma não for aceita, basta reportar que ela será adicionada.

5 meses atrás