O Duolingo é a melhor maneira do mundo para aprender idiomas. O melhor de tudo: é 100% grátis!

"A calça dele está seca."

Tradução:Son pantalon est sec.

2 anos atrás

11 Comentários


Rodrigo.Brim

Leur pantalon est sèche?

2 anos atrás

games543
games543

Dois erros:

Leur quer dizer Deles ou Delas, entretanto, o exercício pediu que nós traduzíssemos a frase em Português "A calça ´dele´ está suja.", a calça de uma única pessoa, neste caso, temos Sa e Son para traduzir Dele ou Dela.

Leur = Deles ou Delas
Son/Sa = Dele ou Dela

Sec é usado com palavras masculinas, Sèche é usado com palavras femininas, Pantalon é masculino em Francês, por isso, usamos "Sec" e não "Sèche".

Acontece o mesmo com Son (que é para palavras masculinas) e Sa (que é para palavras femininas):

  • Leur pantalon est sèche => Son pantalon est sec.

Na língua francesa, o correto é dizer "o calça dele está sujo", isto muda de língua a língua, para isso, temos os gêneros para nos guiar.

2 anos atrás

Rodrigo.Brim

Obrigado pelas respostas. Tenho dificuldades com gramática, e demoro para assimilar essas regras.

2 anos atrás

games543
games543

Fico feliz em ajudar, espero não ter confundido mais a sua cabeça. :]

2 anos atrás

Rodrigo.Brim

A gramática nunca foi assimilada, desde a infância. O negócio é aprender pelo método duolingo mesmo (osmose).

2 anos atrás

games543
games543

Deveríamos todos ser como você, nunca perder a motivação apesar dos obstáculos, que no seu caso, entender a gramática. Modifiquei o meu comentário deixando-o mais esclarecedor e retirei um pouco dos termos gramaticais para, de vez, sanar a sua dúvida.

2 anos atrás

WellingtonMen

le pantalon de lui est sec?

2 anos atrás

games543
games543

Ahh.. Essa coisa de dizer "Dele", "Dela", "Deles" e "Delas" para demonstrar posse não existe em Francês.. (d'elle, de lui, d'elles, d'ils) Eles dizem de um jeito, que no nosso Português seria considerado mais formal e extinto, com os pronomes Seu e Sua, que É traduzido para "leur/Leurs" (para mais de um: Deles/Delas) ou "Son/Sa" (no singular: Dele/Dela).

2 anos atrás

SaleteGoac

agora fiquei na dúvida: A pode ser son????

1 mês atrás

Dezo_
Dezo_

Os possessivos "son/sa/ses" em francês referem-se EXCLUSIVAMENTE à 3ª pessoa, à pessoa DE QUEM se fala. Em português, como usamos pronomes de tratamento (você, o senhor/a senhora etc.) que são conjugados e levam os possessivos da 3ª pessoa, podemos usar "seu/sua" para nos referirmos à pessoa COM QUEM falamos. Por esse motivo, para não criar ambiguidade, é comum usarmos "dele/dela" quando dizemos algo que pertence "a ele/a ela".

Mas isso não vale em francês, portanto, ao dizer "dele/dela" (algo que pertence a uma 3ª pessoa), usam-se "son/sa/ses".

1 mês atrás

SaleteGoac

Como?"A calça" = son pantalon e não le pantalon?

1 mês atrás